Resumo: TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E EMPREGOS PÚBLICOS NA ECONOMIA SEM PRODUÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

1776 palavras 8 páginas
TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E EMPREGOS PÚBLICOS NA ECONOMIA SEM PRODUÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO (Resumo)
Leonardo Alves de Araújo
João Policarpo R. Lima

O resumo do trabalho informa que o artigo procura mensurar a economia sem produção da região semiárida nordestina, baseando-se no trabalho de Gomes (2001), e mostrando que o valor da economia sem produção praticamente dobrou em relação à estimativa feita por Gomes.

Na INTRODUÇÃO os autores contextualizam o problema, mostrando a relevância da pesquisa. O trabalho foi dividido em 5 seções, como os autores descrevem:

“a seção um é esta introdução; em seguida, na seção dois, será realizada uma breve recuperação de visões teóricas sobre estratégias de desenvolvimento regional. Na seção três, será apresentada a região semiárida com breve contexto histórico e a situação em relação aos diversos índices econômicos, geográficos e sociais para o ano de 2005. Na seção quatro, será analisada os quatro agentes constituintes da economia sem produção, o Programa Bolsa Família, os aposentados, as transferências intergovernamentais e o emprego público. Na seção cinco, serão efetuadas as conclusões.”

Informam que, ao longo do século XX, o semiárido nordestino permaneceu uma zona de baixa renda caracterizada por problemas sociais e econômicos. A criação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) não foi capaz de realizar grandes mudanças na sub-região, uma vez que os investimentos concentraram-se na região litorânea. Dessa maneira, na década de 80, as transferências de renda diretas para a região aumentaram significativamente.

2. ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: BREVES CONSIDERAÇÕES
Nesse tópico Araújo e Lima exibem algumas políticas de desenvolvimento regional. Duas políticas que eles discorrem são caracterizadas por (a primeira) priorizar a busca de uma melhor distribuição da produção no espaço, e (a segunda) buscar a igualdade de oportunidade para as pessoas, priorizando o investimento na

Relacionados