Resumo tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Papel do Administrador - Mintzberg
* Papéis interpessoais Relações interpessoais dentro e fora da organização
* Figura de proa
O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização. O papel de figura de proa está presente em certo numero de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve significativamente o processamento de informações ou tomada de decisões.* Líder
A liderança permeia todas as atividades do gerente. Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas.
* Ligação
O papel de ligação envolve a teia de relacionamento que o administrador deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe comoutras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.
* Papéis de Informação Obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa.
* Monitor
No papel de monitor, o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente. Este papel envolve a necessidadee a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a "rádio-peão".
* Disseminador
O papel de monitor tem complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização e da informação interna de um subordinado para outro.
* Porta-voz
Enquanto a papel de disseminador está relacionado com a transmissão de fora paradentro, o papel de porta-voz envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.

* Papéis de decisão Resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.
* Entrepreneur:
Como entrepreneur (empreendedor), o administrador éiniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São as mudanças desejadas pelo próprio administrador que pode incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.
* Controlador de distúrbios:
Os distúrbios, ao contrario das mudanças controladas, são aquelas situações que estãoparcialmente fora do controle do administrador, tais como eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para líder com estas situações, o administrador desempenha o papel de controlador de distúrbios.
* Administrador de recursos:
Segundo Mintzberger, a alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização. O papel de administrar recursos, que é inerenteà autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. A administração (alocação) de recursos
Função do Administrador
Planejamento, Organização, Direção e Controle são funções que podem ocorrer separadamente, mas que, quase sempre, estão interligados na prática administrativa.
Dessa forma, é comum assistirmos ao desenvolvimento de planos diversos,desencadeados em diferentes momentos. Esses planos são seguidos ou entremeados de providências para a organização dos recursos, de ordens e instruções aos subordinados e de verificação de resultados de atividades.·.
A Teoria das Relações Humanas
A origem da Teoria das Relações Humanas são:
* A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistasda Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
* O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.
* As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt
* Lewin foram capitais para o humanismo na administração.



Grupos informais
Os pesquisadores de Hawthorne...
tracking img