Resumo tga cap 1 fernando motta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Capitulo 1- A Escola Clássica de Administração e o Movimento da Administração Cientifica
1.1- Introdução
A Escola de Administração clássica tinha como foco o aperfeiçoamento das regras e estruturas internas da organização. Os teóricos da época acreditavam que quanto mais organizada fosse uma estrutura, melhor seria seu rendimento.
1.2- Origens
Descarte acreditava queo modo para resolver qualquer problema, era usando a razão. A ideia do racionalismo foi cada vez crescendo, porém somente do século XX foi interferir no ramo do trabalho, com o surgimento de pioneiros da racionalização (ficando conhecidos como os fundadores da Escola de Administração Cientifica).
1.2.1 As Grandes Figuras da Escola Clássica
Taylor- Começou a trabalhar como técnico, que logotornou-se mecânico-chefe e foi adquirindo experiências com mais trabalhos no ramo. Sempre preferiu a experiência e indução ao método dedutivo.
-1903 publicou o livro Shop management
-1906 foi eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros
-1911 publicou Princípios de administração cientifica (seu livro mais conhecido)
Henri Fayol- Considerado um administrador de Cúpula (livrando umagrande empresa da falência) usava uma analise logico-dedutiva.
-1916 publicou o livro Administração geral e industrial
Lilian Gilbreth- Tentou aplicar psicologia a administração
Henry Gantt- Instruído por Fred Miller. Usou a psicologia para tratar dos problemas de produção para aumentar a produtividade, dando importância a moral do trabalhador. Levou a administração cientifica a varias empresas,em diversos setores.
1.3 Ideias Centrais do Movimento
1.3.1 Homo Economicus
Com base na teoria do homem ser racional, deve tomar as melhores decisões, tendo noção de suas consequências. Sendo assim, com incentivos financeiros, constante vigilância e treinamento eram ações consideradas suficientes para bons resultados. Porém essa teoria não era aceita pelas principais figuras ligadas aadministração, eles acreditavam que caso houvesse um problema, seria um erro decorrente de defeitos na estrutura da organização.

1.3.2 As Bases Econômicas e Filosóficas do Conceito do Homo Economicus
A antiga ética paternalista cristã era baseada na sociedade tradicional e na inclusão humana a sociedade. Condenava a avareza, a ambição e o desejo de acumular riquezas.
Hobbes escreveu em uma de suasobras, que acreditava que o homem era egoísta, e buscava satisfazer os próprios desejos e em seu estado natural os homens viveriam em guerra e a civilização humana não duraria, e por esse motivo a necessidade de um poder central.
Para Adam Smith, a teoria de que as motivações humanas são essencialmente egoístas, com o interesse em aumentar o ganho individual.
Jeremy Bentham desenvolveu outilitarismo, segundo ele o homem busca o prazer e a rejeição da dor, que os homens tinham aversão ao trabalho, e o motivo para se esforçarem seria a busca de ganho e lucro. E para Locke, o trabalho seria o direito a propriedade, as frutos do mesmo, uma sociedade liberal. A reforma no século XVI, emergiu uma ética individualista protestante, ou seja, deixando ao homem julgar suas ações perante Deus.1.3.3 A Produção
Outra ideia, porem secundaria na Escola Clássica, era de que o homem deveria determinar a única maneira de executar bem o trabalho.
Para Taylor, o modo de ter eficiência no trabalho, é descobrindo e analisando cada parte dele, simplificando ao máximo. Desenvolvendo o trabalho varias vezes será possível ver qual é o modo mais produtivo e quem seria a pessoa ideal para fazer otrabalho. Desta maneira, Taylor substituía o antigo sistema de baixa produtividade.
1.4 O Movimento da Administração Cientifica e a Organização
A Administração Cientifica sempre viu a organização como a principal forma de estruturar uma empresa.
As ideias da Escola Clássica sobre a organização são:
- Dividir o trabalho;
-Obedecer ao critério de semelhança para agrupamento de tarefas;
-Para...
tracking img