Resumo TGA 2avaliação

2715 palavras 11 páginas
capitulo 06

Teoria dos sistemas abertos - A teoria dos sistemas surgiu e foi popularizada após o fim da segunda guerra mundial, em 1950 a partir dos trabalhos de Ludwig Von Bertalanffy, divulgando o conceito de sistemas abertos em diversas disciplinas.
A organização é um sistema aberto que deve se adaptar ao seu meio ambiente.
Sistemas são totalidades ou conjuntos formados por partes diferenciadas que têm funções diversas, mas são interdependentes.

Características básicas do funcionalismo: foi com Talcott Parsons que o funcionalismo atingiu seu mais alto nível de desenvolvimento. o método de análise dos fenômenos sociais são divididos em: Acionismo Social-> que é um tipo de análise voltada para a explicação da ação, como unidade por meio de variáveis, os atores sociais ao decidir seriam influenciados por processos de socialização que influenciaria a sua formação de indentidade, a ordem social seria garantida. E o Imperativismo Social-> que é uma macro abordagem voltada para a explicação do sistema social por meio de imperativos funcionais. Se preocupa em como as decisões são feitas pelo grupo social nas organizações ou pela sociedade ao todo.

Funções do Sistema Social: Parson afirma que existe 4 funções que garantem a sobrevivência do sistema social. o acrônimo LIGA resume o modelo parsoniano e as 4 funções por ele definidas.
Modelo Liga: latency, integration, goal attainment, adaptation
Latência (Latency)- é a forma como o sistema se sustenta e se reproduz continuamente e transmite os valores e padrões culturais que o embasam.
Integração (Integration)- função que assegura coerência e coordenação entre os indivíduos e grupos.
Gerar e Atingir Objetivos- função que assegura o estabelecimento de metas e objetivos e a implementação de meios visando atingi-los.
Adaptação- é quando a organização busca recursos para sobreviver.
Organizações econômicas: responsáveis pela “adaptação”; pela busca de recursos necessários a sobrevivência.

Relacionados