Resumo texto sobre corrupção

Resumo do Texto “A corrupção: causas, conseqüências e soluções para o problema”.
De Zani Andrade Brel, mestre em psicologia social, especialista em educação e administração pública, ex-professora daUFMG e UCM, e técnica da Emprapa.

Como pode ser observado através da leitura do texto, muitas são as sugestões para se lidar com a corrupção e combater suas causas e conseqüências. Por ser umfenômeno muito complexo, várias vertentes de pensamentos desenvolvidos sobre o tema, foram apresentados para os leitores.È um trabalho acadêmico bastante expressivo e nos passa um análise da corrupçãosob a ótica de diversos autores e estudiosos do tema.

De acordo com o texto, sob a ótica de Jonnston (1982) temos três perspectivas para explicar a corrupção:

Explanação Personalística: vinda dafragilidade da natureza humana, más ações de gente ruim. Ganância e racionalização humana como causa.

Explanação Institucional: decorre dos problemas de administração e que podem ser classificadascomo dois tipos decorrentes do:
1) Estímulo exercido por líderes corruptos que levam a corrupção a se reproduzir intra e interinstitucionalmente .
2) Advindos do “gargalo” criados por leis eregulamentos que trazem rigidez à burocracia.

Este dois primeiros grupos foram muito influenciados por Merton (1957) que tentou estabelecer as bases e estruturas da teoria social chamada análisefuncional, utilizada na sociologia, psicologia social e antropologia social para estudo da conduta dos homens em sociedade.

Explanação Sistêmica: emerge da interação do governo com o público, constituindoparte integrante do sistema político.

O texto da Zeni Andrade Brel, apresenta várias abordagens e pensamentos sobre a corrupção e nos deixa (a mim, pelo menos deixou) com a sensação de que essefenômeno que chamamos de corrupção, muitas vezes chega a ser legitimado pela sociedade civil e pública em nome de um “bem estar” adquirido através dos atos ilícitos da corrupção.

Do ponto de vista...