Resumo texto sobre corrupção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Texto “A corrupção: causas, conseqüências e soluções para o problema”.
De Zani Andrade Brel, mestre em psicologia social, especialista em educação e administração pública, ex-professora da UFMG e UCM, e técnica da Emprapa.

Como pode ser observado através da leitura do texto, muitas são as sugestões para se lidar com a corrupção e combater suas causas e conseqüências. Por ser umfenômeno muito complexo, várias vertentes de pensamentos desenvolvidos sobre o tema, foram apresentados para os leitores.È um trabalho acadêmico bastante expressivo e nos passa um análise da corrupção sob a ótica de diversos autores e estudiosos do tema.

De acordo com o texto, sob a ótica de Jonnston (1982) temos três perspectivas para explicar a corrupção:

Explanação Personalística: vindada fragilidade da natureza humana, más ações de gente ruim. Ganância e racionalização humana como causa.

Explanação Institucional: decorre dos problemas de administração e que podem ser classificadas como dois tipos decorrentes do:
1) Estímulo exercido por líderes corruptos que levam a corrupção a se reproduzir intra e interinstitucionalmente .
2) Advindos do “gargalo” criados por leis eregulamentos que trazem rigidez à burocracia.

Este dois primeiros grupos foram muito influenciados por Merton (1957) que tentou estabelecer as bases e estruturas da teoria social chamada análise funcional, utilizada na sociologia, psicologia social e antropologia social para estudo da conduta dos homens em sociedade.

Explanação Sistêmica: emerge da interação do governo com o público,constituindo parte integrante do sistema político.

O texto da Zeni Andrade Brel, apresenta várias abordagens e pensamentos sobre a corrupção e nos deixa (a mim, pelo menos deixou) com a sensação de que esse fenômeno que chamamos de corrupção, muitas vezes chega a ser legitimado pela sociedade civil e pública em nome de um “bem estar” adquirido através dos atos ilícitos da corrupção.

Do ponto devista ético tenho dificuldade em aceitar esse fato como algo positivo. Não se pode ser meio ético, meio corrupto, ou seja, para mim o conceito de corrupção é negativo, imoral e antiético, e por isso tenho dificuldade em aceitar que ela seja vista por alguns estudiosos como “preenchedora de funções positivas, principalmente em relação à integração social e ao desenvolvimento político”.

Consideramque as deficiências funcionais da estrutura oficial geram outra estrutura (não-oficial) para satisfazer de maneira eficaz necessidades existentes. Acreditam que os resultados da corrupção são muitas vezes positivos, pois desse resultado o interesse público pode requerer e legitimar algumas dessas práticas. A corrupção é vista como ao processo de desenvolvimento.

Esta é visão funcionalista dastrês abordagens da corrupção que nos são apresentadas no texto e que alguns autores adotam, mas que é criticada severamente por outros autores que tem a visão que aborda os efeitos negativos da corrupção sobre a sociedade, preocupando-se com a análise das causas do problema.

Outra visão a ser considerada por outro grupo de autores é que devem ser estudados tanto o aspecto negativo e positivo(não tenho a visão do positivo, no meu entender, o positivo existe para justificar impunidade) da corrupção.

Nesta abordagem do problema, destaca-se tanto os aspectos funcionais quanto os disfuncionais. Nesta perspectiva o governo representa um grande poder considerando que é fonte de bens e serviços, recursos, decisões e autoridades. Muitos indivíduos e grupos disputam esses benefícios,muitas vezes se esbarrando no“gargalos” imposto pela burocracia, acabam sendo estimulados para ações corruptas, como forma de tomar as decisões mais ágeis ou favoráveis.

Mesmo considerando que a corrupção será capaz de solucionar muitos dos problemas referentes ao desenvolvimento, vai depender da dimensão desses problemas e alternativas existentes. O problema não diz respeito só aos paises...
tracking img