Resumo texto projeto escola aberta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O projeto “Escola Aberta” acontece no município de Mauá, que fica localizada na região do ABC paulista, a cidade é ocupada por 360.000 habitantes que vive com uma renda per capita sendo uma das maisbaixas da região.
Essa condição econômica reflete diretamente na estrutura da cidade, focada principalmente nas estruturas habitacionais, mas também em outras áreas de desenvolvimento social: saúde,educação, segurança pública, cultura, esporte, lazer etc.
Para amenizar esses problemas se busca alternativas como programas de lazer como um instrumento de participação social de seus cidadãos eacredita-se que as escolas possam a vim ser um espaço privilegiado de lazer para a população.
Antigamente as escolas eram lugares respeitáveis e preservados, elas eram o caminho para o crescimentosocial na qual se adquiria conhecimento e aonde se tinha um ambiente propício para convivência em grupo e para o exercício da cidadania, porém a violência tem feito dela um de seus cenários, então seacredita que a apropriação da escola pela comunidade é uma grande arma contra a violência.
Pensando nisso a prefeitura municipal de Mauá implantou o projeto “Escola Aberta” através da política dedemocratização do acesso aos espaços públicos e descentralização de serviços, na qual transforma 10 escolas em centros populares de lazer, este projeto tem como objetivo abrir o diálogo entre a sociedadee a escola, para que criem vínculos sólidos e verdadeiros, fazendo com que a escola seja entendia não só como um espaço para a educação formal mas também como um local de convivência prazerosa entrepessoas de diferentes idades.
O projeto oferecia ao público, atividades de lazer sócio- educativas que despertem posturas cooperativas, que desenvolvam atitudes criativas, de superação dedificuldades. Como proposta inicial se tem atividades como a capoeira e o hip hop, que foram difundidas na periferia da cidade e estas se mostraram muito procuradas nas edições do Projeto Férias, a ginástica...
tracking img