Resumo - Texto: Os hospícios - Estrutura e ideologia manicomial (A. Moffatt)

729 palavras 3 páginas
Introdução:
Em todos os níveis de um hospício se produzem amputações e conforme Moffatt a mais dolorosa é a amputação da dignidade pessoal: “... No mais intimo do seu eu o internado se sente desqualificado e coisificado (pág: 15).

Categorias de análise dum hospital psiquiátrico:
Habitat (Lugar físico): Lugar fechado, isolado do exterior. Falta absoluta de privacidade (paciente deve ser continuamente vigiado, para estar sempre sob controle). Os banheiros são vazados (não tem portas e não tem nada que feche as janelas, desta forma os pacientes são vigiados o tempo todo pelos funcionários). As camas em longas fileiras, tornando difícil a formação dos vínculos grupais (a cama é identificada como a “casa” da pessoa). O habitat muito ocupado leva a distância psicologia (tendência a voltar para ele mesmo, posição autista). Sensação de tudo engordurado, meio sujo, cheiro de suor, etc. Esta situação segundo Moffatt leva o internado a uma identificação com um mundo pobre, por tanto um “mundo interno” (psicológico) empobrecido (a pessoa se vincula ao que ela tem).
Nível corporal: Segundo Moffatt o corpo é o nosso modo de ser no mundo, é o lugar do nosso ego, ferramenta para mudar o mundo. Em instituições desse tipo, ocorre a manipulação do corpo do internado (próxima da tortura), ex: choques elétricos, injeções, camisa de força, impossibilidade de relações sexuais conforme a orientação dos indivíduos e etc, ou seja, transformação da pessoa em coisa. Ocasionando em cada internado a impressão de inexistência. Segundo Moffatt o ócio (ficar sem fazer nada) maciço leva a estruturação do delírio ( busca de algum sentido que ela não encontra dentro de si mesmo, construindo crenças). Os delírios acompanham a época em que vivemos, ex: Com a modernidade passaram a existir delírios sobre satélites, coisa que a tempos atrás não era encontrado.

Instrumentos:
Conforme Moffatt são conjuntos de objetos com os quais manipulamos o nosso mundo. Nos manicômios tradicionais, o choque

Relacionados