Resumo texo Sandra Lencioni

953 palavras 4 páginas
RESUMO DO TEXTO DE SANDRA LENCIONIA acumulação primitiva: um processo atuante na sociedade contemporânea.
O ponto de vista principal do texto,é de que a acumulação primitiva historicamente não desapareceu, sendo, inclusive, um importante componente da sociedade contemporânea. Tanto a acumulação primitiva como a acumulação do capital constituem,processos inerentes à sociedade contemporânea.Com isso,a acumulação primitiva no texto,não se limita somente ao seu sentido original,onde corresponde a um período histórico determinado,considerada a gênese do capitalismo,que no dizer de Marx, esse processo tirou do trabalhador a terra, os instrumentos de trabalho,suas condições de trabalho e a possibilidade de prover seus meios de subsistência.que por esse fato,criou-se uma volumosa reserva de força de trabalho livre e disponível para ser comprada,dando fomento ao processo de acumulação de capital.
Com a discussão sobre acumulação primitiva e reprodução,foi ressaltado que o roubo, a fraude e a violência se apresentam na acumulação por espoliação (acumulação primitiva), não só no passado, mas também no presente. Seja em relação ao roubo dos recursos naturais, da biopirataria,ou por meio da extrema subordinação das pessoas submetidas à escravidão por dívida, o movimento de acumulação primitiva se associa com as formas mais avançadas do movimento de acumulação do capital.
Com isso, o processo de acumulação primitiva de capital hoje em dia se relaciona com o processo de acumulação do capital por meio do capital financeiro.O processo de espoliação, ou seja, a produção de riqueza pelo desapossamento se transforma rapidamente em dinheiro. Se esse dinheiro se formar apenas como um meio de troca pelas transações de compra e venda que ele possibilita, ou se servir apenas para medir o que está se trocando, esse dinheiro não tem a potencialidade de se colocar como capital.Mas, quando se insere no processo de produção ele se coloca como capital. É como se

Relacionados