Resumo terriotorialidades rpgerio haesbert

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Christian Kurken Kalousdian – RA00115944
GEOGRAFIA – RESUMO VÍDEO: “DOS MÚLTIPLOS TERRITÓRIOS À MULTITERRITORIALIDADE” DE ROGÉRIO HAESBERT

Rogério Haesbert expõe em sua palestra um estudo mais aprofundado do conceito de multirerritorialidade, porém indica que é necessário primeiramente compreender o processo de “desterritorialização”, uma vez que é este o fator de transformação que produzas várias características da multiterritorialidade. A desterritorialização decorre de um processo inverso de territorialização, portanto a “destruição” de territórios. Assim, é de fundamental importância a compreensão e entendimento das várias facetas e características do território.
O conceito de território, segundo Deleuze e Guatari, se fundamenta em quatro pilares: a política, a econômica, acultural e a filosófica.
Atualmente, conseguimos detectar certas características mais facilmente que outras. Na esfera econômica, o processo industrial pós-fordista aliado a flexibilização/mobilidade empresarial (transnacionais) contribuiu enormemente para o processo de desterritorialização e aliado a isto temos o desenvolvimento tecnológico proporcionado pela internet, meios de comunicaçãoencurtou, ou até desapareceu com as distâncias entre os continentes, conectando os uns aos outros e suprimindo o ideal fixo e limitado de fronteiras e limites.
Um exemplo claro deste processo é a entrada de empresas de grande porte e cunho internacional, as chamadas transnacionais, em países em desenvolvimento com intuito de buscar vantagens e benefícios fiscais. A instalação destas empresasocorrem rapidamente, porém ao mesmo tempo deixam o país quando não encontram mais condições proveitosas, iniciando novamente a busca por melhores ambientes fiscais. Isto mostra o quanto o território atual se desterritorializou e se descaracterizou de seu conceito primitivo. A palavra território deriva de territorium no latim, ou seja, aterrorizar através do muro; cerca; limite que implica medo no outroindivíduo que está privado de atingir tal território. Hoje, este muro está em ruínas.
Partindo da mesma teoria, porém numa abordagem cultural, o mundo cibernético carregou ideologias e influências para todos os lugares do planeta, as chamadas translocalidades, miscigenando, fundindo e substituindo culturas e costumes. Esta mudança resultou em um hibridismo cultural em que todas as etnias,grupos sociais e culturas se “rebaixam”, “padronizam” de modo a parecerem perfeitas. (muitas vezes este é o ideal ocidental)
Além das perspectivas idealistas citadas acima, o território se constitui de fundamentos materialistas. Estas são: o próprio espaço físico natural que serve de abrigo para a manutenção e reprodução cultural da sociedade que ali habita. Esta sociedade se homogeneíza porintermédio de uma rede de relações locais econômicas, de dominação e política. As redes de relações da sociedade constrói um sistema de ações e fluxos que limita e circunscrita o território, criando fronteiras nas quais esta sociedade se identifica. É este movimento que repetido por diversas vezes, que origina o território, segundo Deleuze e Guatari. Há uma diferença entre territórios, os territórioszona e os territórios rede.
Os territórios zona são delimitados, contínuos, controladores de processos sociais, portanto pode se considerar o Estado moderno como um território zona.
Em contrapartida os territórios rede são aqueles em que há mobilidade dos controles de conexão, fluxos e redes, são descontínuos e se assemelham a comerciantes, peregrinações religiosas e zonas de tráfico dedrogas.
Para chegarmos finalmente no conceito de multiterritorialidades é preciso associar estes dois tipos de territórios, de modo que possam coexistir em um mesmo espaço e tempo. A melhor maneira de explicar esta mistura territorial é exemplificando a com um fato atual. A rede terrorista Al-Qaeda possui as características básicas de uma multiterritorialidade, pois exerce influência e domínio...
tracking img