Resumo teorias de freud e piaget

SIGMUND FREUD E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Para Freud a sexualidade inicia desde quando a criança nasce. Para ele, as fases de desenvolvimento humano são distribuídas em: Fase oral, anal, fálica,de latência e genital.
Fase oral (0 a 2 anos) – Nesta fase a zona erógena do bebe é a boca, é através dela que se pode gerar prazer. A boca é a primeira área do corpo que o bebê pode controlar; amaior parte da energia libidinal disponível é direcionada ou focalizada nesta área. Conforme a criança cresce, outras áreas do corpo desenvolvem-se e tornam-se importantes regiões de gratificação oral.Fase anal (2 a 3 anos) – a medida que a criança cresce, novas áreas de tensão e gratificação são trazidas a consciência. Entre dois e quatro anos, as crianças geralmente aprendem a controlar osesfíncteres anais e a bexiga. A criança presta uma atenção especial à micção e à evacuação. Nesta fase a criança consegue controlar suas necessidades fisiológicas.
Fase fálica (3 a 5 anos) - essa fase acriança focaliza as áreas genitais do corpo. Freud afirma que essa fase é melhor caracterizada por “fálica” uma vez que é o período em que a criança se dá conta de seu penis ou da falta de um, ouseja, elas tornam-se conscientes das diferenças sexuais.
Fase genital (após a puberdade) – Freud caracteriza essa fase como o inicio da adolescência, onde o comportamento sexual se torna evidente, e apessoa geralmente começa a se preparar para o casamento e manter relações sexuais. Nessa fase o sujeito procura prazer no outro.

JEAN PIAGET E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Jean Piaget avalia 4períodos no processo evolutivo da espécie humana que são: Sensório motor; Pré-operacional; Operações concretas e operações formais.

Sensório-motor (0 a 2 anos): Piaget usa a expressão "a passagem do caosao cosmo", segundo a teoria piagetiana, "a criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes. No recém nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício...