Resumo teorias da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KAREN SANTOS

RESUMOS:
TEORIAS PSICOLÓGICAS SOCIAIS: ADLER, FROMM, HORNEY E SULIVAN,
ERIK ERIKISON E A TEORIA PSICANALÍTICA CONTEMPORÂNEA.

Feira de Santana-Ba
2011
TEORIAS PSICOLÓGICAS SOCIAIS: ADLER, FROMM, HORNEY E SULIVAN

Alfred Adler - supôs que os seres humanos são motivados primariamente por impulsos sociais. Eles se relacionam com outras pessoas, envolvem-se em atividadessociais cooperativas, colocam o bem-estar social acima do interesse egoísta e adotam um estilo de vida de orientação predominantemente social, enfatizou o interesse social e acreditava que o destino indestrutível da espécie humana é o interesse social.
A segunda maior contribuição de Adler à teoria da personalidade, é o seu conceito do self criativo. O self seria um sistema subjetivo altamentepersonalizado, que interpreta e torna significativas as experiências do organismo. Além disso, ele busca experiências que ajudarão a realizar o estilo de vida único de cada pessoa; se essas experiências não são encontradas no mundo, o self tenta criá-las. Via cada pessoa como uma configuração única de motivos, traços, interesses e valores; cada ato realizado pela pessoa tem a marca característica deseu estilo de vida distintivo. Os humanos são primariamente criaturas sociais, não sexuais. Eles são motivados pelo interesse social, não pelo interesse sexual. Suas inferioridades não limitam ao domínio sexual, mas podem estender-se a todas as facetas da existência, tanto físicas quanto psicológicas. Eles se esforçam para desenvolver um estilo de vida único, em que a pulsão sexual desempenha umpapel menor.
Finalmente, Adler considerava a consciência como o centro da personalidade. Os humanos são seres conscientes; eles geralmente estão cientes das razões de seu comportamento. Eles têm consciência de suas inferioridades e das metas que buscam, são indivíduos auto conscientes capazes de planejar e orientar suas ações com total consciência de seu significado para a sua auto-realização.Acreditava que a pessoa normal pode libertar-se da influência dessas ficções e enfrentar a realidade quando necessário. Adler chegou à conclusão de que o impulso agressivo foi substituído pelo “desejo de poder”, mais tarde abandonou o “desejo de poder” em favor da “busca de superioridade”. Ele deixou bem claro que por superioridade não queria dizer distinção social, liderança ou uma posiçãopreeminente na sociedade. Por superioridade, queria dizer algo muito parecido com o conceito de self de Jung ou o princípio da auto-realização de Goldstein. É a busca de uma completude perfeita. É “a grande pulsão ascendente”. Ele disse que ela é inata. Não só é parte da vida, mas também é a própria vida, estágio de desenvolvimento para o próximo. Não existem pulsões separadas, pois cada pulsão recebe suaenergia da busca de completude e pode manifestar-se de inúmeras maneiras diferentes.
O ser humano é impulsionado pela necessidade de superar sua inferioridade pressionada pelo desejo de ser superior. Adler foi severamente criticado por enfatizar pulsões egoístas e ignorar motivos sociais. Ele acreditava que o interesse social é inato; os humanos são criaturas sociais por natureza, não por hábito.O estilo de vida é o princípio mais importante de Adler: é o princípio que explica a singularidade da pessoa. Todas as pessoas têm a mesma meta, a da superioridade, mas existem inumeráveis maneiras de buscá-la. O estilo de vida determina como a pessoa enfrenta os três “problemas da vida” da idade adulta: relações sociais, ocupação, amor e casamento. Adler acreditava que “um ser humano não pode serestudado à luz de seu desenvolvimento peculiar”. Como teórico da personalidade descobriu o poder criativo do self, todos os seus outros conceitos ficaram subordinados a ele. O self criativo age sobre os fatos do mundo e transforma esses fatos em uma personalidade de subjetiva, dinâmica, unificada, pessoal e unicamente estilizada. Ele dá significado à vida e é o princípio ativo da vida humana....
tracking img