Resumo teoria semiotica greimasiana.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A semiótica, é um campo da lingüística que tenta descrever a semântica, dentro da semiótica existem muitas correntes, porém, aqui será descrita a Greimasiana, de Algirdas Juliem Greimas.
A partir dela tenta-se estabelecer os sentidos que estão presentes em um texto que é constituído por um plano de expressão e um plano de conteúdo. O plano de expressão (PE) é a materialidade do texto, ou seja, onível da manifestação, enquanto que o plano de conteúdo (PC) é abstrato. Essa relação PE/PC é interdependente, isto é, uma não existe sem a outra. Porém, focaremos aqui apenas a parte do PC.
PLANO DE CONTEUDO
Se divide em três níveis que gradativamente vão diminuindo o grau de abstração:
1) nível fundamental: o mais abstrato, simples e geral
2) Nível narrativo
3) Nível discursivo: o menosabstrato, mais complexo e especifico
Todos esses níveis se estabelecem na base da interdependência, assim não são camadas que se iniciam ao termino da anterior, mas sim planos que dependem um do outro para a construção do percurso gerativo do sentido (PGS). 
Para fins didáticos, entretanto, estudaremos esses níveis separadamente.


Semiótica - Nível discursivo

SEMÂNTICA DISCURSIVA
Osvalores assumidos pelo sujeito da narrativa são, no nível do discurso, disseminados sob a forma de percursos temáticos e recebem investimentos figurativos. A disseminação dos temas e a figurativização deles são tarefas do sujeito da enunciação. Assim procedendo, o sujeito da enunciação assegura, graças aos percursos temáticos e figurativos, a coerência semântica do discurso e cria concretizaçãofigurativa do conteúdo, efeitos de sentido, sobretudo de realidade.

Temos, então, que todo texto possui temas (categorias que organizam, categorizam, ordenam os elementos do mundo) e figuras (todo conteúdo que tem um correspondente perceptível no mundo). Assim, a predominância de figuras ou temas fará do texto, respectivamente, um texto figurativo (criam um efeito de realidade, pois constroem umsimulacro da realidade, representando o mundo) ou um texto temático (procura explicar a realidade, classificar e ordenar a realidade significante, estabelecendo relações e dependências. São feios para explicar o mundo e por isso tem uma função interpretativa).
O encadeamento de figuras formará o percurso figurativo, o qual reveste o percurso temático (encadeamento de temas).

SINTAXE DISCURSIVA
“Osujeito da enunciação faz uma série de opções para projetar o discurso, tendo em vista os efeitos de sentido que deseja produzir. Estudar as projeções da enunciação é, por conseguinte, verificar quais são os procedimentos utilizados para construir o discurso e quais os efeitos de sentido fabricados pelos mecanismos escolhidos. "
Há 2 efeitos básicos produzidos pelos discursos com a finalidade deconvencerem de sua verdade, são o de proximidade ou distanciamento da enunciação e o de realidade ou referente.
EFEITO DE PROXIMIDADE (SUBJETIVIDADE) OU DE DISTANCIAMENTO (OBJETIVIDADE) DA ENUNCIAÇÃO
O efeito de proximidade é criado através do uso de debreagem enunciativa. Ou seja, instaura-se um eu/tu, aqui e agora, passando o efeito, portanto, de subjetividade.
O efeito de distanciamento écriado através da debreagem enunciva que se utiliza de um ele, no tempo então e no espaço lá, passando a ilusão de objetividade.
EFEITO DE REALIDADE OU REFERENTE 
Os efeitos de realidade decorrem, em geral, da debreagem interna. Quando, no interior do texto, cede-se a palavra aos interlocutores, em discurso direto, constrói-se uma cena que serve de referente ao texto, cria-se a ilusão de situaçãoreal de dialogo.
Para reforçar essa ilusão, há também o recurso semântico denominado ancoragem: trata-se de atar o discurso a pessoas, espaços e datas que o receptor reconhece como reais ou existentes. 


Semiotica - Nivel narrativo

A narratividade é um componente presente em todos os tipos de textos, mesmo aqueles que não são narração. Temos, portanto, uma parte do PGS que poderá ser...
tracking img