Resumo teoria neoclassica

TEORIA NEOCLASSICA
Segundo Peter Drucker, a empresa que conseguisse vender o produto ou serviço certo, para o cliente certo, sendo bem entregue e com o preço adequado automatizará a venda em funçãoda demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada. A teoria Neoclássica surgiu da necessidade de utilizar as características marcantes da teoria Clássica ampliando e flexibilizando-a,reformulações voltadas para os Clientes,
Peter Drucker começou seus estudos, através do conceito das reprivatizações, com o objetivo de reduzir a burocracia existente nas mesmas.
Possui as seguintescaracterísticas: Desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável; deram ênfase nos princípios gerais: PODC, e nos objetivos e resultados da organização; Seus autores basearam-se em partes de cadateoria para formar a Neoclássica; suas especializações eram realizadas de forma vertical (através dos níveis hierárquicos) e horizontal (através da departamentalização).
A teoria Neoclássica deuênfase na prática da administração, através do pragmatismo, que significa colocar algo em prática utilizando-se de ferramentas já conhecidas e que já demonstraram resultados bons, reais e sólidos, herançadeixada pela teoria Clássica.
A centralização era usada na teoria Clássica, nela quem tomava as decisões eram sempre pessoas que estavam no ápice hierárquico, que tinham mais treinamento econhecimento. Porém, muitas vezes não estavam a par dos acontecimentos dos níveis mais baixos, podendo receber informações distorcidas.
A descentralização foi adotada pela teoria Neoclássica, nela a tomada dedecisões é delegada também para os níveis mais baixos, ficando assim mais perto dos pontos de tomada de decisões, aumentando a eficiência e motivação melhorando a qualidade das decisões. Ela utilizatodos os Cérebros (administração) e Músculos (força Braçal) da Organização. Porém como desvantagem existe a falta de uniformidade das decisões, os especialistas são pouco aproveitados e há falta de...
tracking img