Resumo teoria neoclássica da administração

ORIGEM DA TEORIA NEOCLÁSSICA
 
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários, diretores e, principalmente, gerentes) em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DATEORIA NEOCLÁSSICA 
 
• Ênfase na prática da administração;
Os autores neoclássicos procuram desenvolver seus conceitos de forma prática, utilizável, visando principalmente a ação administrativa, também objetivando resultados concretos e mensuráveis.
• Reafirmação relativa dos postulados clássicos;
Como uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração, osNeoclássicos retomam os aspectos da Teoria Clássica adaptando-os a uma nova realidade de acordo com a conjuntura da época. 
• Ênfase nos princípios gerais de administração;
Os princípios gerais como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador.
• Ênfasenos resultados e objetivos;
É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada. Contrapondo a Teoria Clássica que preconizava a máxima eficiência, a Teoria Neoclássica busca a eficiência ótima através da eficácia..
• Ecletismo;
Apesar de fortemente calcada na Teoria Clássica, a Teoria Neoclássica agregou contribuições das diversas Teoriaspreexistentes:
 
o Teoria das Relações Humanas - organização informal, dinâmica de grupos, liderança;
o Teoria da Burocracia - Organização hierárquica, autoridade/ responsabilidade, princípios e normas formais de organização;
o Teoria Estruturalista - conflito entre objetivos pessoais e organizacionais, relacionamento entre organização e meio ambiente;
oTeoria Behaviorista - Comportamento humano e conflitos nas organizações;
o Teoria Matemática - Abordagem de mensuração de resultados;
o Teoria dos Sistemas - Organização como um sistema composto de múltiplos subsistemas. 

ADMINISTRAÇÃO COMO TÉCNICA SOCIAL
O administrador, além de conhecer os aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, o administrador também desenvolveos aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações. 
A DIVISÃO DO TRABALHO
a) Profissões técnicas: Nas quais estão empenhados especialistas envolvidos diretamente coma missão da organização, com a produção do produto ou com a prestação do serviço que é o seu negócio.
b) Profissões administrativas: Das quais os especialistas deixam de ter obrigações nos envolvidos no apoioà missão técnica da organização. Embora não contribuindo diretamente para a confecção do produto final ou para a prestação do serviço principal, os profissionais administrativos tornam o negócio viável.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO
a) Princípio da Especialização: A organização deve fundamentar-se na divisão do trabalho que provoca a especialização das pessoas em determinadas atividades. Aespecialização produz um incremento da quantidade e qualidade do trabalho executado.
b) Princípio da Definição Funcional: O trabalho de cada pessoa, a atividade de cada órgão e as relações de autoridade e responsabilidade são aspectos de devem ser claramente definidos por escrito.
c) Princípio da Paridade da Autoridade e Responsabilidade: A autoridade é o poder de dar ordens e exigir obediênciaao subordinado e a responsabilidade como o dever de prestar contas ao superior.
d) Princípio Escalar: É decorrente do princípio anterior, cada pessoa deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui autoridade.
e) Princípio das Funções de Linha e de Staff: As funções de linha são aquelas diretamente ligadas aos objetivos principais da empresa, enquanto as funções de staff são...
tracking img