A TEORIA ESTRUTURALISTA

 

 

A Teoria Estruturalista fundamenta-se na Teoria da Burocrática tendo também  uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.

Suaorigem por volta da década de 50 deu-se mediante a necessidade   organização como uma unidade social grande e complexa com o objetivo de promover integração entre os grupos sociais. Decorrente dodesdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.

O enfoque da teoria estruturalistaé na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que serelaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que asimples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes, é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pelainterdependência entre as organizações

. O estruturalismo teve forte influência nas ciências sociais, tais como: Filosofia, Psicologia, Antropologia, Matemática e Lingüística, chegando até a teoria dasorganizações.Essa teoria que se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simplessoma das partes são suas características básicas.

Homem Organizacional

 

Enquanto a Teoria clássica caracteriza o homo economicus e a Teoria das relações humanas "o homem social", a Teoriaestruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, temos a figura do homem... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Resumo teoria estruturalista. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Teoria-Estruturalista/26532.html

MLA

"Resumo teoria estruturalista" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Teoria-Estruturalista/26532.html>.

MLA 7

"Resumo teoria estruturalista." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Teoria-Estruturalista/26532.html>.

CHICAGO

"Resumo teoria estruturalista." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Teoria-Estruturalista/26532.html.