Resumo teoria da relatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
A teoria da relatividade é um conjunto de duas teorias científicas (Relatividade restrita (ou Especial) e Relatividade geral que foram elaborada pelo Físico alemão Albert Einstein.
ARelatividade Especial, ou Teoria da Relatividade Restrita foi publicada em 1905  no qual Einstein  baseou-se em um estudo do matemático francês Henri Poincaré e trocou alguns conceitos independentes deespaço e tempo da Teoria de Newton pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. O termo Especial foi adotado devido ao fato de que o estudo (Teoria da relatividade restrita) ignora osefeitos da gravidade.
As leis de Newton consideram que tempo e espaço são os mesmos para os diferentes observadores dum mesmo fenômeno físico
Em 1905 Albert Einstein publicou cinco artigos que mudarama física. A teoria da relatividade destruiu o espaço e o tempo absolutos, que haviam caracterizado a física moderna desde os primórdios da ciência com Galileu Galilei. Einstein juntou osconhecimentos dele aos de outros cientistas anteriores a ele para deduzir aquilo que hoje parece óbvio, mas que na época não era tão óbvio assim.
Esta teoria simplesmente diz que tudo é relativo, diz que nouniverso todo não há o absoluto. Tudo o que você fala, cita, demonstra, etc, tem que ser relacionado a algo, do contrário não tem sentido.
O único referencial absoluto, segundoEinstein, é a velocidade da luz, que seria fixa em relação a tudo.
Em resumo, significa que o tempo e a massa dependem do observador, como por exemplo a que velocidade está, e que mesmo sentado lendoisso você está se movendo no tempo. Einstein também estabeleceu a existência dos átomos e especificou seu tamanho. Tornou-se um dos precursores de um dos ramos mais comentados da física moderna: afísica quântica. Foi com base nessa teoria que o laser foi inventado, possibilitando desde o funcionamento de portas automáticas a leitura de CDs até cirurgias muito precisas.
E=mc², que relaciona a...
tracking img