Resumo Teeteo Platao

421 palavras 2 páginas
De acordo com o diálogo da maturidade com a crítica das teorias das formas: Teeteto, essa teoria começou a surgir desde que Platão afastou-se um pouco da visão crítica de Sócrates e começou a ver a “realidade” de sua maneira dando origem à teoria das formas. Levando em consideração que o mesmo achava irrelevante ver a filosófica como a arte minimizada a análise e em sua concepção era escasso de critérios. Posteriormente, entra em prática a teoria que é necessária para os estudos da natureza entrando com maior prioridade a matemática.
O objetivo de toda essa teoria é a conclusão de um conhecimento passando por todas as “etapas” exercidas pelos critérios que a mesma contém, por que para ele o importante é chegar à verdade através de uma teoria e de regimentos que é exposto por ela. Pois de acordo com seu pensamento diante de uma situação temos duas alternativas: o fazer e o não fazer, que será decidido a partir do conhecimento do que é justo, ético ou apenas mais fácil, assim, somos capazes de exercitar essa teoria pelos critérios que analisamos, usando-a, portanto, como ferramenta de escolha sempre levando em conta devemos ser comprometidos com nossas decisões pois, não é interessante que passemos pelo mesmo processo de análise outra vez quando já tivemos oportunidade de tomar a decisão correta.
Para que uma base de conhecimento é necessário um ponto de partida existente e natural, pois a alma traz um pouco de conhecimento consigo desde nosso conhecimento que resulta na apreciação das formas . Na matemática é proposto que mesmo sem ter estudado os teoremas de Pitágoras um escravo realize um quadrado que tenha o dobro da medida do primeiro, e ele não consegue pois realiza um retângulo com dois quadrados e em seguida um quadrado com quatro partes, portanto é lhe respondido de maneira fácil que para que isso seja realizável deve-se tomar a diagonal e para perceber o que é proposto no teste é necessário uma recordação do que houve do passado.
Para Platão é fácil

Relacionados

  • Artigo sobre o filme Sócrates
    2548 palavras | 11 páginas