Resumo: “tecnologia: buscando uma definição para o conceito.”

Páginas: 13 (3048 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
Publicidade e Propaganda
1° Semestre | 2011.1 | Matutino
Sociedade e Tecnologia

RESUMO: “TECNOLOGIA: BUSCANDO UMA DEFINIÇÃO PARA O CONCEITO.”

O texto vem com inúmeras concepções, porém faz uma relação distinguindo a ciência da tecnologia. A história do homem começa com as técnicas, junto com a utilização de objetos que foram transformados em instrumentos diferenciados. Podemos ver técnicacomo a fabricação dos primeiros instrumentos e da manifestação intelectual, são maneiras, jeitos ou habilidades especiais para executar algo; Nas técnicas a questão principal é de como transformar, como modificar. Já a tecnologia, pode ser definida como um conjunto de conhecimentos e principalmente científicos, que se aplicam ao planejamento, á construção e utilização de um equipamento em umdeterminado tipo de atividade. Exigem pesquisa, planejamento e desenvolvimento. Portanto, tecnologia é a razão do saber fazer.

O potencial tecnológico estava presente desde os primitivos, ao acharem instrumentos na natureza para garantir a extensão do corpo, contudo sem pretensão de modificação, faltava o lado intelectual para mudanças significativas.
Um exemplo para este conceito é o filme“2001, Uma Odisséia no Espaço” onde, ocorre uma escassez de recurso com o próprio corpo, há uma transmissão de conhecimento na observação da natureza, onde fazem uma associação, por exemplo, a carcaça, eles pensam no que poderia ter sido o animal, mas no fim, usam as partes deste com outra finalidade. O osso deixa de se ‘osso’ e passa a ser uma arma, esta arma vira um objeto de caça no qual sobre julgaos iguais, buscando o poder.
O que diferencia o homem do animal é que o primeiro descobriu que não tem somente o seu corpo como instrumento; muito pelo contrário, o homem aprende que é capaz de criar extensões inéditas para que esses membros possam agir no meio de maneira cada vez mais eficiente.

Um dos fatores mais determinantes que marcam o aparecimento de nossos ancestrais primitivos,segundo investigadores, é o uso de ferramentas. Contudo este fato é incompleto, porque não é somente o uso de ferramentas, mas sim todo o processo de desenvolvimento, a invenção, a inclusão da concepção e a produção das mesmas, que consiste no verdadeiro fato.
A tecnologia existia muito antes dos conhecimentos científicos, muito antes que homens, aprofundados em teorias pudessem começar o processo detransformação e de controle da natureza. Além de ser mais antiga que a ciência, a tecnologia não auxiliada pela ciência, foi capaz de inúmeras vezes, criar estruturas e instrumentos complexos.

Quando pensamos em tecnologia as primeiras coisas que vêem na nossa cabeça são os produtos sofisticados que estão em alta no mercado de trabalho, ou até mesmo aquela televisão e informática; Mas nãopodemos deixar de lembrar que a tecnologia vem cada vez mais aperfeiçoando e melhorando a nossa qualidade de vida. Já não conseguimos mais viver sem ela.
A tecnologia exige um profundo conhecimento do por que e de como seus objetivos são alcançados, se constituindo em um conjunto de atividades humanas associadas a um sistema de símbolos, instrumentos e máquinas, e assim, visa a construção de obras e afabricação de produtos, segundo teorias, métodos e processos da ciência moderna. Todas as teorias antecedem as tecnologias, de forma que não existe tecnologia sem teoria, mas o inverso pode acontecer: é concebível a existência de teorias sem tecnologias.
A tecnologia é considerada sinônima da técnica, sendo que o processo envolvido com sua elaboração, em nada se relaciona com a tecnologia,apenas a sua finalidade e utilização são pontos levados em consideração. Vale ressaltar que, segundo um sentido elementar, se pode considerar a técnica como um conjunto de conhecimentos eficazes que o homem desenvolveu ao longo dos tempos para melhorar sua maneira prática de viver.
Pode-se entender da tecnologia como simples ferramentas ou artefatos que são construídos por uma diversidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definição de conceitos
  • definição de conceitos
  • Definicao de resumo
  • Conceito da Tecnologia
  • Conceito tecnologia
  • Conceitos de Tecnologia
  • Conceito Tecnologia
  • Conceito de tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!