Resumo Stefan Hackner O M Todo Nas Ci Ncias Naturais

470 palavras 2 páginas
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
METODOLIGIA CIENTÍFICA
PROF.: Sabina Maura Silva

Resumo: “O método nas ciências naturais”

Stefan Hackner
Abril de 15
Belo Horizonte

2

Quando elaboramos um modelo, a quantidade de variáveis é essencial para a complexidade dele. Por isso o método de elaboração, que é definido pelo conjunto de regras ou critérios que utilizamos para resolver um problema são bem gerais, porém não infalíveis.
O método científico em especial, resolve seus problemas através de suposições e hipóteses e não a partir de observações puras, sem as ideias preconcebidas por parte do cientista. Na prática, qualquer observação feita por um cientista, ele deve realizar essa coleta de dados com base nos seus conhecimentos previamente adquiridos para resolução da maneira mais eficiente de um problema.
Sempre que elaboramos uma hipótese, é fundamental que as mesmas sejam testadas experimentalmente, pois dessa maneira, com as observações ou dados coletados, é possível elaborar novas hipóteses ou teorias que explicam melhor uma teoria apresentada anteriormente, apresentando um melhor embalsamento para testar com melhores critérios um problema já criado.
Entretanto sempre devemos considerar nossos palpites na criação de uma hipótese errados, enfatizando a importância do teste experimental pois hipóteses são apenas soluções provisórias que muitas vezes se aplicam somente a um caso, o que torna muito difícil a afirmar de forma conclusiva a sua veracidade.
Voltando à ciência, as hipóteses científicas são passíveis de serem refutadas muito facilmente, por isso ao testarmos uma hipótese, precisamos de controlar ao máximo fatores que podem implicar em um teste inconclusivo. Ter um grupo controle, em que monitoramos todas as variáveis que conduzem ao resultado inexperado é fundamental para o teste de uma hipótese.
A partir dos conceitos citados anteriormente, foi criado o conceito de leis científicas que são definidas por

Relacionados