Resumo sobre o Parricidio de Parmenides no Sofista de Plat o

1271 palavras 6 páginas
Resumo sobre o “parricídio” de Parmênides no Sofista de Platão.
(Baseada na Palestra apresentada pelo Prof. Márcio Soares na abertura do Ciclo de
Debates Filosofia na Ágora, no Auditório da UFFS-Erechim em 20/05/2015)
Renato E. de Escobar1

O “parricídio” que Platão apresenta no Sofista não parece ser uma negação completa da ontologia de Parmênides, mas sim uma crítica do princípio da não-contradição postulado por Parmênides em sua obra, a qual interpõe uma união entre ser e não-ser.
Após a exposição das dificuldades discursivas a que esta interdição conduz, Platão admite uma ontologia que associa ser e não-ser do mesmo modo como eles estão associados no plano discursivo.
No Sofista, Platão faz uma crítica à ontologia de Parmênides, recebendo a caracterização de “parricídio”. Mas este parricídio parece menos trágico do que o próprio termo “parricídio” pretende parecer, já que Platão conservou do “pai”
Parmênides uma certa herança filosófica. Se Platão, por um lado, recusou a ontologia de Parmênides, por outro lado preservou um dos seus princípios fundamentais. Na realidade, Platão recusou a ontologia eleata para preservar um de seus princípios fundamentais, que remete à própria possibilidade da filosofia.
O “parricídio” aparece no Sofista como uma condição necessária para estabelecer as condições de possibilidade do discurso filosófico. Em uma exposição mais criteriosa,
Platão mostra as conseqüências da dialética da ontologia eleata, que, da maneira como são apresentadas, parecem desastrosas.
Em um momento, Parmênides parece aliado dos sofistas em um confronto que envolve duas concepções de discurso. A primeira, defendida por Parmênides e Platão, entende o discurso como capaz de dizer o que as coisas são. A segunda, defendida pelos sofistas, entende o discurso como tendo apenas uma finalidade prática. Em suma, a concepção filosófica de discurso se apoia na capacidade de transmitir conhecimento, enquanto os sofistas orientam o discurso para o domínio das relações

Relacionados

  • Livro de Filosofia
    150512 palavras | 603 páginas
  • platao e aristoteles
    185629 palavras | 743 páginas
  • Burnet J A Aurora Da Filosofia Grega
    161741 palavras | 647 páginas