Resumo sobre o homem dos ratos - estudo de caso de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nesta obra Freud relata o caso de um paciente masculino, advogado, de 29 anos que sofria de pensamentos obsessivos desde a infância e há quatro anos piorara muito.
Estes pensamentos eram medos, deque algo pudesse acontecer a seu pai e a uma dama, da qual ele gostava. Também se queixou de impulsos como cortar a própria garganta e algumas proibições que se impunha. Isto o impedia de sedesenvolver em sua vida profissional, pessoal e sexual. Lera alguns livros de Freud, o que o fizera procurá-lo.
No início do tratamento relata sobre um amigo que elevava sua auto-estima e comentou queanteriormente outro colega mais velho fizera o mesmo, mas por interesse em se aproximar de sua irmã e que depois, passou a denegri-lo, sendo sentido como uma grande decepção.
O paciente contou que no quintoano, uma governanta atendeu seu pedido de se arrastar para debaixo de sua saia, sendo que ele manipulou os seus genitais, o que ele achou algo extravagante.
Isto criou uma curiosidade ardente sobre ocorpo feminino. Gostava de tomar banho com as empregadas e expiá-las em seus aposentos. Tomou consciência de um diálogo entre as empregadas sobre ele ser pequeno de mais para ter relações e então,ele chorou conseguindo ganhar atenção de uma delas, sendo que se aproveitou disso para seu prazer.
Aos 6 anos tomou consciência de suas obsessões, pois ao contar ‘a sua mãe sobre suas ereções teve aidéia de que seus pais conheciam seus pensamentos por ele haver revelado em voz alta, sem perceber.
Seu desejo sobre a nudez feminina já se e expandia para várias moças. Porém uma sensação de puniçãotambém surgia, como por exemplo, o pensamento na morte de seu pai e que ele deveria fazer algo para não pensar nestas coisas, inclusive, quando o seu pai já era falecido a tempo.
Isto já era a neuroseobsessiva completa. A criança estava sob o domínio da escopofilia acompanhado de um afeto aflitivo: um medo compulsivo de seu pai morrer, em oposição ao desejo obsessivo de ver mulheres nuas. Este...
tracking img