Resumo sobre o filme: o barão de mauá

Disciplina: Administração e Mercado de Trabalho

Turma: 3002 A Turno: Noite

Aluno (a):Suellen Rodrigues de Almeida.
Aluno :Jefferson Orlando f. SouzaMauá, o Imperador e o Rei




Resumo sobre o filme O Barão de Mauá

O Filme Relata a história do grande empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Souza o Barão de Mauá.

De origemhumilde o menino Irineu chega ao Rio de Janeiro com apenas nove anos de idade para trabalhar, pois tinha ficado órfão de pai, com a reijeição de seu futuro padastro Irineu nao pôdepermanecer com sua mãe no Rio Grande do Sul.

Irineu o futuro Barão de Mauá começou trabalhando como caixeiro, mas pensando no futuro ele se empenhou nos estudos e juntava suas economias, graças aoseu perfil empreendedor e sua habilidade para a negociação se destacou e foi contratado por uma empresa inglesa, dedicado e ambicioso Irineu logo virou sócio dos ingleses.

Cheio deiniciativa e idéias para modernizar o Brasil o Barão de Mauá investe na indústria naval brasileira,que se tornou a maior do país ,ele também criou estradas de ferro, bancos e trouxe a iluminaçãopública para capital deixando sua marca no desenvolvimento da infra-estrutura do país.

A realização pessoal de Irineu não era apenas enriqueser, o obejtivo dele sempre foi a concretização desuas idéias
O estilo arrojado e as iniciativas vanguardistas de Mauá desagradavam os Britânicos, que dominavam o mercado na época, e a elite brasileira que era escravista e preguiçosa.Invejado e perseguido pelos ingleses o governo e o imperador Irineu não resiste aos ataques e sabotagens e vai a falência.
Mas Mauá não perde a dignidade paga suas dívidas e comoempreendedor persistente, que sabe reconhecer uma boa oportunidade e que não tinha medo de correr risco para buscar seus objetivos ele volta para o Rio Grande do Sul para reconstruir sua vida.