Resumo sobre o estudo da psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DA PSICANÁLISE

RESUMO

A vida social influencia no surgimento das teorias científicas, alterando ou contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento. SigmundFreud é um destes exemplos que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica, criando a Psicanálise, método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio deações e palavras ou pelas produções imaginárias.
Formado em Medicina, Freud, se especializou em Psiquiatria e desde o inicio de sua prática médica usava a hipnose para obter a origem dossintomas dos pacientes, no livro A interpretação dos sonhos é apresentada a estrutura e o funcionamento da personalidade, formado pelo Inconsciente, que é o conjunto dos conteúdos não presentes no campoatual da consciência. Formado também pelo Pré-Consciente que são conteúdos acessíveis a consciência e também formado pelo Consciente que é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo asinformações do mundo exterior e as do mundo interior, formando assim a Teoria da Estrutura do Aparelho Psíquico.
Em Suas investigações descobriu-se que na maioria dos pensamentos,desejos e a desordem sexual está intimamente ligado nos primeiros anos de vida, afirma também que o processo e o desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo, passando por três fases na infância, FaseOral, a Fase Anal e a fase Fálica, chegando a fase genital na puberdade , onde o objeto de erotização é o outro indivíduo.
Em sua segunda Teoria do Aparelho Psíquico, Freud introduz osconceitos do Id, Ego e o Superego, para referir-se aos três sintomas da personalidade. O Id é rígido pelo principio do prazer, o reservatório da energia psíquica. O Ego é o sistema que estabelece oequilíbrio e rege a percepção, memória, sentimento e pensamento e o Superego são os limites impostos no Complexo de Édipo pela autoridade (Pai ou Mãe) e a internalização das proibições, explicando...
tracking img