Resumo sobre o cognitivismo/construtivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL
FPELE – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Pólo : PICADA CAFÉRESUMO SOBRE O COGNITIVISMO/CONSTRUTIVISMO






SOLANGE MERI COLZANI DE BORBA


Picada Café 2011



O Cognitivismo é uma teoria desenvolvida por Piaget, que, em suas pesquisas avalioua formação da inteligência no ser humano, mediante análise de comportamento infantil, defendendo que ela é proveniente de construções e reconstruções contínuas e renovadas, não são pré-formadas. Suainvestigação embasava-se mais nos erros das respostas dadas pelas crianças do que nas afirmações certas. O “erro” conduzia-o a pesquisar com mais afinco o porquê daquela resposta, chegando aconclusões acerca da percepção cognitiva das crianças em seus vários “estágios” de crescimento. Um exemplo de teste aplicado por Piaget, foi com uma criança de 3 anos e meio, pedindo para desenhar umtriângulo. A menina desenhou uma forma quadrada mas pode identificar os três pontos do triângulo, nas ligações que realizou.
Ele ainda contribui com conceitos básicos, utilizados pela visão construtivistacomo “esquema” (estruturas mentais a que os indivíduos intelectualmente se adaptam e com as quais/nas quais organizam o meio ambiente); “assimilação” (quando uma pessoa entra em contacto com o meioou objeto de conhecimento ela gera uma interpretação); “acomodação”( diz respeito às estruturas mentais, é necessário compreender o objeto para acomodá-lo na ordem mental do indivíduo) e“equilibração”(Ao entrar em contacto com o objeto novo o indivíduo entra em conflito, é preciso estabilizar a organização mental para absorver o conhecimento).
Para Piaget, o desenvolvimento da inteligência se dápor rupturas, denominados “estágios”, sendo classificados como “sensório motor” (inicia-se com o nascimento e permanece até os 18 meses de idade, elas se baseiam exclusivamente em percepções...
tracking img