Resumo sobre o artigo científico de Kevin de Queiroz "The General Lineage Concept of Species, Species Criteria, and the Process of Speciation"

827 palavras 4 páginas
O CONCEITO GERAL DE LINHAGEM DAS ESPÉCIES, CRITÉRIO DE ESPÉCIE, E PROCESSO DE ESPECIAÇÃO.
Especiação é o processo como as espécies se diferenciam, como surgem; como passam a existir. Esse processo é tema de discussão em diversas áreas relacionadas à Biologia. Contudo, há confusão entre conceitos de espécie, ou seja, há diversas definições alternativas de espécie divergindo apenas na ênfase, pois todos os aspectos ou propriedades enfatizados são de um único tipo de entidade. Logo, quase todos possuem o mesmo conceito geral de espécie, mudando apenas o enfoque; destacando ou priorizando uma ou mais característica.
DEFINIÇÕES ALTERNATIVAS DE ESPÉCIE
Com base na distinção entre os conceitos de espécie, Kevin de Keiroz diz que não visa catalogar todas as variadas definições de espécies, mas apresentá-las, destacando a característica que cada uma enfatiza.
Conceito Biológico (e.g., Mayr, 1942, 1963), que enfatiza e é baseado no cruzamento, ou seja, é a ideia de que espécie é o grupo de organismos capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis – essa definição possui origens antigas e foi criada por autores do início século XX.
Conceito de Isolamento de Espécie (e.g., Peterson, 1985) que diz que a troca de genes entre os sistemas de população (espécies) são limitados ou impedidos na natureza por um mecanismo de isolamento reprodutivo, ou pela combinação de vários de tais mecanismos. Tal definição enfatiza o Isolamento Reprodutivo.
Conceito de Reconhecimento de espécies (e.g., Paterson, 1985) enfatiza a unificação da espécie em vez de sua separação a partir de outra. Membros de uma espécie compartilham um sistema de reconhecimento de companheiro específico comum. Ou seja, diz-se que o grupo de organismos da mesma espécie possui um sistema específico de reconhecimento de outro membro da mesma espécie.
Conceito de Evolução das espécies (e.g., Wiley,1978, 1981) tenta explicar o fato de que algumas espécies se modificam de forma sutil através do tempo e

Relacionados