Resumo sobre a teoria do desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco
DLCH – Departamento de Letras e Ciências Humanas
Disciplina: Desenvolvimento Econômico Social
Curso: Ciências Econômicas
Professor: Luiz A. Favero






A Teoria do Desenvolvimento Econômico.












Recife, 14/06/2010
UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco
DLCH – Departamento de Letras e CiênciasHumanas
Disciplina: Desenvolvimento Econômico Social
Curso: Ciências Econômicas
Professor: Luiz A. Favero







A Teoria do Desenvolvimento Econômico.





Disciplina: Desenvolvimento Econômico Social
Professor: Luiz A. Favero
Equipe: Eli Mota
Fabricano Belmiro
Thyago Novacosque







Recife, 14/06/2010
Sumario:

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------------------
Desenvolvimento: 1 - O Fenômeno Fundamental do Desenvolvimento Econômico ----------
2 - Natureza e função do crédito ------------------------------------------------
3 - O Ciclo Econômico ------------------------------------------------------------
Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------------------


























Introdução

Joseph A. Schumpete quando conselheiro de Clube de alunos que concluíram o curso de Economia, sobre ele escreveu Sweezy, seu ex-aluno e crítico: "era um mestre que estimulava sempre as idéias contrárias, para evitar a complacência de seus ouvintes... nunca evidenciou a mais leveinclinação de julgar os alunos ou colegas pela proporção em que concordava com ele. Keynesianos e Marxistas eram igualmente bem recebidos em seu círculo. Não lhe importava o que pensávamos desde que pensássemos. E todos que fossem afeitos às coisas do pensamento podiam contar com seu apoio a despeito de discordâncias pessoais ou intelectuais" (SWEEZY, 1962).
Essa frase de seu ex-aluno já vema mostrar como foi o pensamento de schumpeter e a sua visão muito a frente de vários economistas da sua época quando o mesmo desenvolveu e criou o livro sobre A Teoria do Desenvolvimento Econômico, Schumpeter tem concepções próprias em relação a alguns pontos da análise econômica, que o distinguem dos demais neoclássicos, como, por exemplo, a questão da soberania do consumidor, dos determinantesdo investimento e poupança (juros, lucros, salários), etc. Por essas formulações revolucionárias o pensamento schumpeteriano tem enorme contemporaneidade, o que mostra a importância de suas reflexões para procurar compreender os movimentos da modernidade. Este último ponto configura-se no objetivo deste trabalho de revisão crítica.



















Desenvolvimento

1 - OFenômeno Fundamental do Desenvolvimento Econômico.


Os agentes econômicos apegam-se ao estabelecido, e as adaptações às mudanças ocorrem em ambiente familiar e de trajetória previsível. Nessas circunstâncias, de acordo com Schumpeter, mudanças econômicas substanciais não podem ter origem no fluxo circular, pois a reprodução do sistema está vinculada aos negócios realizados em períodosanteriores. A questão para Schumpeter é que as inovações transformadoras não podem ser previstas ex ante. Contudo, esses tipos de inovações, que são originadas no próprio sistema, quando introduzidas na atividade econômica, produzem mudanças que são qualitativamente diferentes daquelas alterações do dia-a-dia, levando ao rompimento do equilíbrio alcançado no fluxo circular. Assim, a evolução econômicase caracteriza por rupturas e descontinuidades com a situação presente e se devem à introdução de novidades na maneira de o sistema funcionar. O fato de as mudanças econômicas, que possam alterar os rumos dos acontecimentos, levando a economia a trilhar caminhos nunca dantes percorridos, tenha origens externas ao fluxo circular, não implica, por sua vez, que nada se possa dizer teoricamente...
tracking img