Resumo sobre a redemocratização do brasil

A redemocratização do Brasil
Redemocratização do Brasil foram os dois processo de transição que acabaram com os regimes ditatoriais. A primeira acon ceu em 45, com fim do Estado Novo (1937-45),golpe implementado pelo Governo Vargas, a Segunda ocorreu em 85, com fim do Regime Militar(1964-85)

A Ditadura Militar.

Apesar de ter durado 20 anos, a Ditatura já estava desgastada. A sociedadereivindicava as liberdade individuas, a anistia de presos políticos, mesmo assim país não mostrava sinais do retorno da democracia.
Depois de anos, quando Gisel assumiu,74 trouxe um sopro de esperança,com um processo lento e gradual. Figueiredo aprova a Lei de Anistia, em79 a esperança era que regime cessasse rapidamente.
Mas somente em 85 a Redemocratização foi realizada no Brasil. A eleição deTancredo Neves, em 84, pelo Colegio Eleitoral Marcou o fim da Ditadura no país. Mas não obteve apoio de partidos ditos ‘esquerdistas’ como PC e o PT. Com a morte de Tancredo antes de assumir o cargoseu vice , José Sarney, ocupou o cargo.

O Governo Sarney

Em março de 85 com a internação de Tancredo, Sarney ocupa cargo interino da Presidência do país, somente um mês depois com a morte doentão presidente, o vice assume o cargo até Março de 90, um ano a mais do que previa a carta-compromisso da Aliança Democrática.
Em Maio de 85 uma emenda constitucional restabelece as eleições diretas apresidência e prefeituras consideras ‘areas de segurança nacional’ pelo Regime Militar.
Em 88 e promulgada a nova Constituição do país.
O governo Sarney era visto como um governo que fazia vistagrossa para Corrupção crescente do país. Conseguiu que o Congresso estendesse seu mandato de quatro para cinco anos, finalmente em novembro de 1990 é eleito senador pelo Amapá ( continua lá até hoje!)Novos Partidos -A emenda constitucional de maio de 85 extigue a fidelidade partidária, a abranda as exigências para registro dos novos partidos. Em 88 durante Congresso Constituinte, o grupo...