Resumo sobre a morte de elizabeth kubler-ross

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elizabeth kubler-Ross foi uma psiquiatra que modificou a percepção da morte. Seu trabalho foi Marcado pelo celebre modelo de Kubler-Ross, que oferece uma descrição de cinco estágios pelos quais aspessoas passam ao sofrer uma perda ou quando é preciso lidar com a própria morte.
Ao tomar conhecimento de sua doença em fase terminal, o paciente passa pelo estagio de negação ou isolamento,proveniente de um diagnostico fornecido abrupta ou prematuramente por quem não leva em consideração o preparo do paciente. A negação funciona como um pára-choque, pois alivia o impacto da noticia. É ummecanismo de defesa usado pelo paciente para manter o equilibrio. A maioria não usa da negação por muito tempo, logo é substituída pela aceitação parcial, podendo conversar rapidamente sobre seu estadoe de repente se sentir incapaz de encará-lo. Num primeiro momento, o paciente volta sua atenção para assuntos que não o lembre de sua atual realidade. Mais tarde é que aparece o isolamento. Suaprimeira reação pode ser um estado de choque temporário do qual se recupera gradualmente.
O segundo estagio acontece quando não é mais possível manter a negação, sendo substituído por sentimentos derevolta, inveja e ressentimento. Nesse momento o paciente assimila seu diagnóstico, mas se revolta tentando arranjar um culpado por sua condenação Esse sentimento, muitas vezes se propaga em diversasdireções atingindo as pessoas e o ambiente sem nenhuma explicação plausível. É de suma importância tentar compreender a raiva do paciente, uma vez que ele precisa expressar e externalizar seussentimentos.
A barganha, presente no terceiro estágio, apesar de menos conhecida é muito útil ao paciente, pois acontece como uma tentativa de negociar o prazo de sua morte, através de orações epromessas. .
O quarto estágio é a depressão. Acontece quando o paciente, por estar debilitado e sentindo sintomas diferentes, não pode mais negar a doença, sendo forçado a se submeter a diversos...
tracking img