resumo sobre a classe servlet

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Programação web apostila de java Caelum
Resumo Capitulo 2
BANCO DE DADOS E JDBC
Os bancos de dados tem por objetivo guardar informações de forma organizada e prontas para consultas.
O MySQL é um dos mais importantes banco de dados relacionais, além de ter uma relação fácil para todos os sistemas operacionais.
A conexão em JAVA
Há um único conjunto de interfaces muito bem definidas quedevem ser implementadas ela denomina-se JDBC.
É preciso um conjunto de classes concretas que implementem essas interfaces do pacote.
Esse conjunto de classes concretas é quem fará a ponte entre o código cliente que usa a API JDBC e o banco de dados. Esse conjunto de dados recebe o nome de DRIVER.
Para abrir uma conexão com um abanco de dados ,precisamos utilizar sempre um driver. A classeDriverManager é a responsável por se comunicar com todos os drivers disponíveis.
Fábrica de conexões
O método getConection() é uma fabrica de conexão, isto é ele cria novas conexões. Basta invocar o código que recebemos uma conexão pronta para uso, não importando de onde vem e nem de sua criação.
Designer Patterns
Há alguns problemas que não podem ser resolvidos com a orientação a objetos ,por nãoexistir palavras chaves especificas. Com isso ao deparar com esse problema ,podemos rapidamente implementar essa solução genérica com algumas modificações ,de acordo com a necessidade. Essa solução recebe o nome de Design Pattern (padrão de objeto).
A ConnentionFactory implementa o design pattern Factory que prega o encapsulamento da construção de objetos complicados.
Tabela contato
Para criaruma tabela deve-se acessar o terminal e fazermos o comando para logar no mysql.
Javabeans
São classes que possuem o construtor sem argumentos e métodos de acesso do tipo get e set .
Inserindo dados no banco
Para inserir dados no banco de dados basta usar a clausula Insert .
Deve-se tomar cuidado para não deixar em aberto nenhum dos dados inserido no banco.
DAO- Data Access Object
Um dosmais famosos padrões de projetos , ele é capaz de isolar todo o acesso a banco em classes bem simples , cuja a instancia é um objeto responsável por acessar os dados.
Fazendo pesquisas no banco de dados
Para pesquisar também utilizamos a interface PreparedStatement para montar o comando SQL . Mas como uma pesquisa possui um retorno , usa-se o método executeQuery que retorna todos os registros deuma determinada query.
O objeto retornado é do tipo ResultSet do JDBC, o que nos permite navegar por seus registros através do método next. Esse método retorna false quando chegar ao fim da pesquisa ,portanto ele normalmente utilizado para fazer um laço nos registros.
Para retornar o valor de uma coluna no banco de dados , basta chamar um dos métodos get do ResultSet dentre os quais o maiscomum: getString.
Capitulo 5
Na plataforma Java, a primeira e principal tecnologia capaz de gerar paginas dinâmicas são as Servlets, que surgiram no ano de 1997 . Hoje, a versão mais encontrada no mercado é baseada nas versões 2x, mais especificamente a 2.4 e a 2.5 .A ultima versão disponível é a versão 3.
O nome Servlet vem da ideia de um pequeno servidor , cujo o objetivo é receber chamadas HTTPprocessa-las e devolver uma resposta ao cliente.
Cada Servlet é, portanto , um objeto Java que recebe tais requisições (request)e produz(response), como uma pagina HTML dinamicamente gerada.
A interface Servlet é a que define extamente como uma servlet funciona. Para escrever uma servlet , cria-se uma classe Java que estenda HttpServlet e sobrescreva um método chamado service. Esse método éresponsável por atender requisições e gerar respostas.
Mapeando um servlet na web
Como acessar uma servlet pelo navegador?
Para isso, vamos fazer um mapeamento de uma URL especifica para uma servlet através do arquivo web.xml , que fica dentro do WEB-INF.
A tag também te dá flexibilidade de disponibilizar uma servlet através de varias URLs de um caminho.
Enviando parâmetros na requisição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo sobre as classes gramaticais
  • Resumo sobre classes gramaticais
  • resumo classes
  • Comclusao sobre as classes gramaticais
  • Exercícios sobre classes gramaticais
  • Exercícios sobre classe de palavras
  • Aula sobre Classes de Palavras
  • Curso sobre classes sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!