Resumo sobre a aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PALESTRA SOBRE A AIDS.
Aula de Direitos Humanos.

A professora Maria Helena nos viabilizou um encontro com a palestrante Thais Ferreira, professora na área de Saúde na Faculdade independente doNordeste. Com formação na área jurídica e de farmacologia, Thaís Ferreira apresentou informações a cerca da AIDS no Brasil, convergindo para a atual situação de Vitória da Conquista. De acordo estasinformações, nós, alunos do terceiro semestre do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia fomos capazes de conhecer as etapas de evolução do Vírus da Imunodeficiência Humana, asformas de transmissão, tratamento e índices de infectados e mortos. (HIV).
De acordo com as informações, A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana é um afecção viral que, progressivamente,destrói os glóbulos brancos e provoca a síndrome de imunodeficiência adquirida. O vírus da imunodeficiência humana (VIH) finalmente provoca a deterioração progressiva do sistema imunitário do corpo,permitindo o desenvolvimento de infecções oportunistas (não habituais) e, sobretudo em adultos, de certos cancros. A SIDA é a fase avançada da infecção por VIH e era uma doença de difícil tratamento efatalmente mortal. Apenas as pessoas com altas condições financeiras tinham a oportunidade de realizar o tratamento. De acordo com Thais Ferreira, graças ao mandado de Fernando Henrique Cardoso osmedicamentos capazes de tratar essa doença passaram a ser disponibilizados, mediante instituto legal, pelo governo para toda a população infectada. Deste modo, o índice de mortes por conta do AIDS em espaçosde tempo passou a ser reduzido.
A palestrante ressaltara com ênfase a “culpa” que tem os homens no crescimento de infecções entre as mulheres. Com este posicionamento baseado numa cultura um tantoquanto machista, a professora afirmara que nas relações conjugais, era o parceiro que trazia o vírus para dentro de casa, infectando a sua companheira através de relação sexual sem preservativos....
tracking img