Resumo sobre telecirurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Telecirurgia

RESUMO:
Este artigo trata-se da telecirurgia ou cirurgia robótica, onde robôs auxiliam médicos em cirurgias e outras intervenções médicas. Os robôs quebram a distância médico-paciente, permitindo um paciente estar num país e ser operado por um médico de outro país, levando assim a medicina especializada a lugares mais remotos sem gastar tempo e dinheiro absurdos com odeslocamento do paciente ou especialista. O uso da robótica permite também a otimização da qualidade da cirurgia, pois com o uso de máquinas o especialista tem uma série de melhoras em sua manipulação de ferramentas.
Palavras-Chave: Telecirurgia, cirurgia robótica, medicina avançada, telemedicina.

INTRODUÇÃO:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)
“Telemedicina compreende a oferta deserviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação(Ex: rádio, telefone, Internet) para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como parafins de pesquisas e avaliações.”
Muitas vezes esta forma de atendimento esbarra em aspectos éticos e sociais, gerando preconceitos contra esse tipo de atendimento médico.
Figura 1: charge sobre telecirurgia

Sabe-se da utilização do telefone para auxílio ao diagnóstico desde 1897. O primeiro registro do seu uso data de 1916 durante a primeira guerra mundial,quando médicos davam instruções a hospitais de frente de batalha através do rádio. 
Atualmente o acompanhamento de pacientes com patologias cardíacas (via internet, fax, ou telefone) é a forma de Telemedicina mais utilizada no mundo, podendo ser encontradas propagandas de empresas em diversos países do mundo.
No Brasil, a telemedicina vem sendo realizada desde a década de 90, mas ainda de formatímida. Um país com dimensões continentais, no entanto, tem muito a ganhar com a formação e a consolidação de redes colaborativas integradas de assistência médica a distância. Benefícios como a redução dos custos com transportes e comunicações e a possibilidade de levar a medicina especializada a regiões remotas do país fazem enorme diferença.
A Telecirurgia, uma área da telemedicina, tem sidouma nova ferramenta na prática do ensino médico e na aproximação de profissionais da saúde localizados em pontos distantes.

DESENVOLVIMENTO:
Telecirurgia consiste em realizar operações cirúrgicas à distância usando para isso robôs e técnicas computacionais avançadas. O cirurgião com o auxílio de uma câmera e de um robô guiado por controle remoto executa as etapas mais complicadas do procedimentocirúrgico, o restante da cirurgia, cerca de 60%, é realizado pela equipe presente na sala de operação.
Figura 2: exemplo da Telecirurgia
Segundo Nelson Netto Júnior, professor de urologia da Unicamp e presidente do congresso, a telecirugia "foi desenvolvida pelas Forças Armadas dos EUA para intervenções guiadas à distância". No Brasil, por exemplo, poderia ser usadaem áreas de fronteira.
A vantagem da telecirurgia é a possibilidade de uma operação à distância. Com riscos menores e menor tempo de internação, a técnica já é bastante empregada em cirurgia geral e ginecologia, entre outras especialidades.
“A microcirurgia robótica para reconstrução de lesões de nervos periféricos e microcirurgia em geral é uma das indicações mais precisas para a utilização dorobô cirúrgico. No Brasil poucos cirurgiões tem treinamento para a utilização de telecirurgia robótica através do robô Da Vinci.”
(http://www.especialistadoombro.com.br/lesoes/4-cirurgia-robotica/29-telecirurgia-ou-cirurgia-robotica)
“Desenvolvido pela “Intuitive Surgical” a um custo de US$1 milhão, o sistema Da Vinci usa uma tecnologia que permite ao cirurgião chegar mais perto do alvo do...
tracking img