Resumo sobre rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS


Resumo Sobre Rochas


Rochas Metamórficas

A origem de seu nome vem do grego (meta = forma, mórficas =mudança).

Entre os 03 (três) grupos de rochas, o grupo de rochas metamórficas é o de mais difícil compreensão, pois seus processos formadores desenvolvem – se em ambientes que não estão ao alcance da observação direta. As rochas metamórficas são o produtoda transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.
O metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Essesprocessos envolvem transformações físicas e químicas sofridas pelas rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra. As alterações ocorrem no estado sólido, pois a pressão é superior à temperatura. O metamorfismo se caracteriza pelo conjunto de adaptações mineralógicas e texturas que as rochas preexistentes sofrem, quando sujeitas a condições de pressão e de temperatura diferentesdas que presidiram à sua formação.

FATORES METAMÓRFICOS
Os principais fatores que determinam o resultado final da transformação é a composição mineral e a textura da rocha metamórfica é:

Temperatura
A temperatura aumenta com a profundidade. Quando ocorre uma intrusão magmática, o calor vai superaquecer as rochas encaixantes, assim as rochas ficarão submetidas a temperaturas que provocarãodiversas alterações, embora essas temperaturas não sejam suficientes para fundir as rochas. A temperatura vai favorecer as reações químicas entre minerais aumentando assim a vulnerabilidade das rochas que serão sujeitas a pressões.

Pressão
Como o processo designado por metamorfismo que ocorre no interior da terra, as rochas encontram-se em diferentes profundidades, desta forma são sujeitas apressões variadas. A maior parte das pressões é devida ao peso das camadas superiores designando-se por isso pressões litostáticas. Estas pressões podem sentir facilmente a profundidades relativamente pequenas. Existem ainda outras pressões orientadas que se relacionam diretamente com compressões provenientes dos movimentos laterais das placas litosféricas. A orientação e deformação de muitosminerais existentes nas rochas metamórficas evidencia a influência deste tipo de pressão.

Fluído de Circulação
Nos intervalos das rochas predominam diversos fluidos quer no estado gasoso quer no estado liquido, de acordo com as diferentes condições de pressão e temperatura. A água é um dos fluidos mais importantes que transporta várias substâncias em solução para ser dissolvente de quase todas assubstâncias, este fluído provoca diversas reações químicas. Ainda pode ocorrer a migração de materiais, através da água, que ira contribuir para alterações químicas e até mesmo mineralógicas. As reações metamórficas serão assim muito lentas devido ao baixo volume de fluidos. Com o aumento da temperatura e da pressão, os intervalos da rocha vão diminuindo conseqüentemente e os fluidos serãolentamente expulsos. Assim, os minerais hidratados, como é o caso dos minerais de argila tornam-se mais instáveis e com a perda de água transformam-se normalmente em minerais anidros. A água influencia ainda o ponto de fusão dos materiais, podendo assim ocorrer fusão a temperaturas muito mais baixas do que as indispensáveis em ambientes meio secos.

Tempo
O tempo é um fator bastante importante para aformação deste tipo de rochas. Não se pode dizer exatamente quanto tempo demora em uma rocha metamórfica se formar para diversas condições de temperatura e de pressão. Durante um período de tempo de alguns milhares ou mesmo milhões de anos, se produzem cristais de dimensões elevadas. As rochas metamórficas são o produto de um longo metamorfismo a alta pressão e a alta temperatura quando...
tracking img