Resumo sobre redes sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes sem fio


Uma rede sem fio (ou comunicação sem fio) refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.
O uso da tecnologiavai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, umaeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.


Bluetooth


Bluetooth consiste de uma pequena rede, chamada piconet, com um nó mestre e até sete nos escravosativos(pode haver ate 255 escravos não ativos), em uma distancia de 10m(podem existir varias piconets em um mesmo ambiente conectadas por um no de ponte, formando uma scatternet). A comunicacao é sempre feita mestre-escravo, não sendo possivel a comunicacao entre escravos. Opera na faixa de 2.4GHz, com taxa de dados bruta de 1Mbps.




PICONET


Uma piconet é uma rede Blootooth formadapor até 8 dispositivos, sendo 1 mestre e os demais escravos. Todos os dispositivos estão sincronizados ao relógio e sequência de salto de frequência (hopping) do mestre.

Em uma piconet toda comunicação ocorre entre mestre e escravos. Não existe comunicação direta entre escravos em uma piconet.

Em um determinado local podem existir várias piconets independentes. Cada piconet tem um canalfísico diferente, isto é um dispositivo mestre diferente e um relógio e sequência de salto de frequência independentes.

Um dispositivo Bluetooth pode participar concorrentemente em duas ou mais piconets, não podendo ser no entanto mestre de mais de uma piconet. Como o canal físico que caracteriza a piconet é definido pelo relógio e endereço do dispositivo mestre é impossível ser o mestre de duas oumais piconets . Um dispositivo pode ser escravo em várias piconets independentes.



SCARNTET


Um dispositivo Bluetooth que é um membro de duas ou mais piconets é dito estar envolvido em umascatternet. O envolvimento em uma scaternet não implica necessariamente em qualquer função ou capacidade de roteamento no dispositivo Bluetooth. Os protocolos do Bluetooth não oferecem estafuncionalidade, que é responsabilidade de protocolos de mais alto nível.








LANS Sem Fio

Com estação de base


As WLANs suportam dois modos de operação: infraestrutura e peer-to-peer. O modo de infraestrutura usa a tecnologia de redes celulares onde cada célula de rádio é controlada por um access point cobrindo uma determinada área geográfica. Neste módulo, o equipamento móvelcomunica-se com outros equipamentos ou com a rede de cabos através do access point. Esse modo é normalmente usado em aplicações comerciais, tanto para ambientes fechados ou em áreas abertas, para assegurar a cobertura em grandes áreas os equipamentos móveis podem se comunicar uns com os outros.
O modo de operação peer-to-peer é um tipo de topologia ad-hoc onde os terminais remotos fazem troca de dados semnecessidade de um access point.


Sem estação de base


Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes P2P podem serconfiguradas em casa, em Empresas e ainda na Internet. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro. Uma rede peer-to-peer pode ser usada para compartilhar músicas, vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisa com formato digital.
Os Peers são os participantes da rede igualmente privilegiados na aplicação. Essa aplicação tem suas tarefas ou cargas dividas em pares....
tracking img