resumo sobre plc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 Antes de entrar no estudo dos PLCs vamos abordar, de forma muito resumida, a lógica de relé.
Durante anos, o relé era utilizado como a única forma de controlar muitos processos industriais. O seu princípio de funcionamento tem por base a utilização de um dispositivo eletromecânico. A bobina é o principal componente do relé. É em torno dela que é gerado um campoeletromagnético quando o relé é energizado.

Este campo eletromagnético gera uma força capaz de movimentar um conjunto mecânico (armadura fixa) com contatos móveis alterando assim seu estado de normalmente aberto para fechado ou de normalmente fechado para aberto de acordo com o tipo de relé, por exemplo.

Até à introdução dos PLC’s, o controle de aplicações industriais era feito com este tipo dedispositivo.
Muitas falhas que ocorriam eram inerentes do fato de se tratar de um dispositivo eletromecânico, e portanto, sujeito a problemas associados à durabilidade; fiabilidade; e versatilidade, por exemplo.
Benefícios para a Utilização dos Relés:
1. - Um relé pode acionar mais de um circuito ao mesmo tempo com único sinal.
2. Os sinais  de saída  são completamente  isolados eindependentes dos de entrada.
3. A tensão do controle (bobina) pode ser muito  menor que  a dos contatos (saída).
4.  Um relé pode controlar sinais DC através de tensão AC e vice-versa

Aplicações do relé:
Indústria em geral 
Automação predial e residencial
Geração, transmissão e distribuição de energia
Máquinas e equipamentos

Vantagens:
- Baixo custo
- Baixa tensão de contato
- Nãonecessita dissipador de calor
- Contatos múltiplos reversíveis
- Possibilidade de comutação de tensão AC ou DC
Introdução ao PLC
O CLP, de acordo com (GEORGINI, 2000), pode ser definido como um dispositivo de estado sólido- um computador industrial, capaz de armazenar instruções para implementação de funções de controle (seqüência lógica, temporização e contagem, etc), além de realizar operaçõeslógicas e aritméticas, manipulação de dados e comunicação em rede, sendo utilizado no controle de sistemas automatizados.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT padronizou o nome deste equipamento como Controlador Programável, porém a sigla CLP em português ou PLC (Programable Logical Controller, em inglês) se popularizou.
O CLP nasceu da indústria automobilística norteamericana, em 1968. Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação que refletia os sentimentos de muitos usuários de comandos de relês. Este sentimento resultou da grande dificuldade de alterar o processo usando comandos a relê.
Cada alteração significativa no modelo de um carro exigia alterações que acrescentavam, retiravam ou modificavamalguns passos do processo e para isso era necessário alterar todos os painéis e fiação de campo. Além disso, a complexidade e grande tamanho de painéis de relês dificultava a manutenção.
Objetivos do projeto especificado:
• Permitir facilidade e flexibilidade de montagem em máquinas;
• Ser totalmente programável (projeto reutilizável);
• Adaptação total ao ambienteindustrial;
• Manutenção facilitada.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA:
Ao longo da década de 70 os CLP’s ganharam:
Microprocessador:
Facilitou a tarefa de projeto, pois todas as funções lógicas,aritméticas, acumuladores e registradores que antes eram feitos com lógica discreta.Passaram a estar em um único chip, facilitando o projeto e reduzindo o tamanho dos aparelhos.
Registradores: Osregistradores de uma CPU são unidades de memória capazes de armazenar n bits. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim, são o meio mais rápido e caro de se armazenar um dado.
Acumuladores:Os acumuladores funcionam como um recipiente onde são colocados e somados valores de cálculos e comparações.
Circuitos integrados: Deram aos CLPs maior confiabilidade, menor tamanho e...
tracking img