Resumo sobre os principais clássicos da sociologia

Páginas: 7 (1720 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
1. Com relação ao primeiro texto, comente, de forma breve, o conceito de fato social de Durkheim e o pensamento de Marx sobre a sociedade capitalista e a mudança social.
Partindo da premissa de que em toda sociedade existem fenômenos nítidos que se diferem dos objetos estudados pelas ciências naturais, Durkheim enfatiza que os sociólogos deveriam buscar a compreensão de elementos que nãoexplicassem as ações do sujeito em si – objeto mais pendente à biologia ou à psicologia – mas compreender os acontecimentos exteriores aos indivíduos, presentes em um ciclo social, independente de suas vontades. Durkheim buscava um estudo empírico na Sociologia, por vezes através da Estatística, para um melhor entendimento do desenvolvimento social. “Estude fatos sociais como coisas”, daí a importânciade se estudar as coisas como elas realmente se apresentam e criar novos conceitos, sem preconceitos e ideologias pré-estabelecidas. Só assim seria possível uma postura científica mais efetiva.
As principais características são:

Coerção Social: A força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos fazendo com que se “conformem” e, na maioria dos casos, inconscientes e iludos com as regras dasociedade em que vivem.

Externalidade em relação às vontades individuais: Os fatos sociais existem por si só e atuam sobre o indivíduo independente de sua vontade ou de sua adesão consciente.

Generalidade: “É social todo fato que é geral”, que vai se repetir na maioria dos indivíduos sociais. Desse modo, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo.

Aindasegundo a visão de Durkheim conclui-se que, quando um sujeito social pratica algum dever, assume um status, adota ações não necessariamente pertencentes às suas vontades inerentes. O indivíduo se torna um “fantoche” social, pois as condutas e regras pertencentes a tais ações não foram criadas por esse indivíduo, mas sim concebidas pela educação, práticas estas que são formuladas por geraçõesanteriores e transmitidas às gerações futuras, sempre revestidas de um poder coercitivo “disfarçado”. Durkheim chega a citar que “... o sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais, as práticas seguidas nas profissões, etc.,etc., funcionam independente do uso que faço”,ou seja, nem todo o indivíduo tem consciência dessa coerção, pois os fatos sociais são “invisíveis, intangíveis”, dificultando sua observação e compreensão efetiva.
O conceito de Fato Social desenvolvido por Durkheim é, antes de mais nada, uma forma de consolidação de um objeto de estudo para o campo da Sociologia. Conceito este que procura a existência de padrões recorrentes na sociedadeindependentes de vontades ou ações individualizadas. O fato social, através de seu poder coercitivo e imperativo, permite a constatação de que as condutas ou pensamentos, não só exteriores ao indivíduo, moldam-lhe querendo o indivíduo ou não. Tal coerção, como citada anteriormente, é feita de forma disfarçada, não sendo sentida pela maioria dos indivíduos.
Sobre a sociedade capitalista e a mudançasocial, na visão de Karl Marx, tal mudança não viria através de ideias ou valores adquiridos e cultivados pelos indivíduos, mas sim através de influências econômicas.
A história do ser humano se construiu, segundo Marx, através da luta de classes, dessa constante luta de interesses antagônicos. Tais dinâmicas opostas motivaram o desenvolvimento da sociedade e suas mudanças ao longo dos anos, astransições de um modo de produção para outro, embora esses conflitos não necessariamente se manifestem sob forma de revolução.
Ele constata que as diferenças entre as classes sociais não se reduzem a uma diferença quantitativa de riquezas, mas expressam uma diferença de existência material. Os indivíduos de uma mesma classe social partilham de uma situação de classe comum, que inclui valores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo sobre os clássicos da sociologia
  • Resumo sobre os três principais da sociologia
  • Questões sobre os Clássicos da Sociologia
  • Ressumo sobre os autores classicos da Sociologia
  • Estudo dirigido sobre os clássicos da sociologia
  • AS PRINCIPAIS IDEIAS DOS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS E A SOCIOLOGIA NO BRASIL
  • Resumo sobre Sociologia
  • Resumo sobre sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!