Resumo sobre os 12 profetas menores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PROFETAS II
PROFETAS MENORES


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 02
1. OSÉIAS 03
2. JOEL 04
3. AMÓS 05
4. OBADIAS 06
5. JONAS 07
6. MIQUÉIAS 08
7. NAUM 09
8. HABACUQUE 10
9. SOFONIAS 11
10. AGEU 12
11. ZACARIAS 13
12. MALAQUIAS 14
CONSIDERAÇÕES 15
COMENTÁRIOVERSICULO A VERSÍCULO DE ZACARIAS 7 16
INTRODUÇÃO


A fala profética foi por muito tempo um dos caminhos mais aplicados para se expressar a vontade divina. O movimento profético tem sua origem nos primórdios da humanidade. Xamãs, sacerdotes e similares podiam e exerciam o papel de profeta. Os povos das mais variadas época tinham seus profetas. Eles moravam nos palácios dos reis ou emtemplos e eram os que dialogavam com os deuses.
Wilson (2006) define profeta como a pessoa que ligada ao um oráculo, que intermédia e proclama a mensagem Divina aos homens. No hebraico os termos que referenciam profeta comportam também o papel de vidente e mensageiro (nabi, roeh, hozeh e male’ak) .
Mesmo tendo origem fora de Israel, foi por Israel que a fala profética deixou maiorinfluencia para a sociedade atual através do cristianismo e seu Canon sagrado a bíblia.
Dentro da bíblia os profetas do antigo testamento se dividem em maiores e menores conforme a extensão de sua obra. “O livro dos 12” é um titulo para a coleção de textos dos 12 profetas menores da bíblia cristã, homens que manifestavam ao povo a vontade de Deus com sermões, sinais, exortações e oráculos, e quedeixaram uma parte dessa manifestação registrada como legado profético ao mundo judaico e cristão.
Como esses livros apresentam uma riqueza impar em seu conteúdo, mesmo o texto mais curto ainda hoje representa uma fala importante ao coração de qualquer leitor que busque sinceramente ouvir Deus através do texto bíblico. E o estudo sistemático desses profetas e seus textos são fundamentaispara qualquer pessoa que queira se aprofundar no conhecimento bíblico pelo inesgotável tesouro hermenêutico que cada um representa até a atualidade.
1. Oséias.


1. Autoria: Oséias

2. Cenário Histórico
1. Data: 715 -710 a.C.
2. Destinatários: reino do Norte, Israel.

3. Cenário Político:
O ministério se inicia nos últimos anos do reinado de Jerobão II onde aindahavia prosperidade econômica e paz política em Israel, atravessa os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, acompanhando a deterioração economia culminada com a destruição de Samaria.

4. Cenário Religioso:
A prosperidade do reino era refletida também na vida espiritual de Israel, onde a ganância levou os lideres a compartilharem mesmas religião idólatra dos vizinhos. Os reis faziamo que mal aos olhos do Senhor (2Rs 14.24; 16.3; 17.21-22; 2Cr 26.16; 27.2; 28.1). A corrupção moral e espiritual principalmente daqueles que deveriam ser exemplo era cada vez maior e o povo acompanhava o mesmo ritmo dos reis e sacerdotes, com a incessante busca por prazeres efêmeros.


5. Objetivo do Livro:
Comparar a infidelidade conjugal e a tristeza sentida pelo traído com ainfidelidade espiritual de Israel e a tristeza sentida pela traição do povo.

6. Tema do Livro:
O Julgamento Divino e o amor Redentor de Deus



7. Esboço Estrutural do Livro:



Titulo com identificação do autor (1.1)

1. Casamento de Oséias ilustrando a relação de Israel com Deus (1-3)
2. Deus reprova o povo, os sacerdotes e os príncipes por sua imoralidade (4.1 -7.7)
3. A decadência política onde se escarnece das alianças com os estrangeiros (7:8 – 10.15)
4. Por causa dos contínuos pecados e ingratidão a destruição se torna inevitável (11:1 – 13:16)
5. Exortação ao arrependimento e promessa de perdão (14.1-9)




1. Joel


1. Autoria: Joel

2. Cenário Histórico
1. Data: como o texto não faz referencia a nenhum rei ou...
tracking img