Resumo sobre noção do ideal toyota - metódo japonês de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre Noção do Ideal Toyota - Metódo Japonês de Produção

Há muito tempo que o Sistema Toyota de Produção vem sendo aclamado como a origem do espetacular desempenho da Toyota comofabricante. As práticas diferenciadas do sistema – seus kanbans e círculos da qualidade, por exemplo – foram amplamente introduzidas em toda parte. De fato, depois de seus esforços internos para atingir essenível de desempenho, as melhores empresas fabricantes do mundo introduziram iniciativas importantes para desenvolver sistemas de produção semelhantes ao da Toyota. As empresas que tentaram adotar osistema atuam em campos tão diferentes como aeroespaço, bens de consumo, metalurgia e produtos industriais.
O curioso é que poucos fabricantes têm conseguido imitar a Toyota com sucesso – embora aempresa seja extraordinariamente aberta sobre suas práticas. Centenas de milhares de executivos de milhares de empresas visitam as fábricas da Toyota no Japão e nos Estados Unidos. Frustrados pela suaincapacidade de reproduzir o desempenho da Toyota, muitos visitantes assumem que o segredo do sucesso da Toyota deve estar em suas raízes culturais.

Na verdade, a essência do Sistema Toyota de Produçãoé a perseguição e eliminação de toda equalquer perda. É o que na Toyota se conhece como “princípio do não-custo”. Este princípiobaseia-se na crença de que a tradicional equação Custo+ Lucro = Preçodeve ser substituída porPreço – Custo = Lucro.

Segundo a lógica tradicional, o preço era imposto ao mercado como resultado de um dado custo de fabricação somado a uma margem de lucro pretendida. Destaforma, era permitido ao fornecedor transferir ao cliente os custos adicionais decorrentes da eventual ineficiência de seus processos de produção.
Com o acirramento da concorrência e o surgimento deum consumidor mais exigente, o preço passa a ser determinado pelo mercado. Sendo assim, a única forma de aumentar ou manter o lucro é através da redução dos custos.

Na linguagem da engenharia...
tracking img