Resumo sobre modernismo -afrânio coutinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO – INTRODUÇÃO À LITERATURA NO BRASIL
DE AFRÂNIO COUTINHOSuely

A busca da identidade brasileira na literatura se acentua na transição do séculoXIX para o XX, e a descoberta devalores genuinamente nacionais surge nas obras, revelando uma independência cultural, dissociado de Portugal.
Era necessário que o sentimento nacionalista que brotava nos meiosliterários, e retratado nas obras, aproximasse o leitor da realidade do Brasil, buscando caminhos que criassem uma identidade própria, e refletissem maturidade e autonomia, sem esquecer suas origens naliteratura portuguesa, sem fugir das correntes literárias estrangeiras. Ficar preso a uma cultura européia,omitir heróis de sua terra, eram obstáculos a serem transpostos para que verdadeiramente asobras nacionais fossem valorizadas.
A estrutura, a forma de sentir e perceber a realidade passam por um processo de nacionalização que buscava valorizar a cultura, exaltando o Brasilque surgia a partir de então, livre do colonialismo. Alguns autores como Gregório de Matos, Padre Antonio Vieira, Rocha Pita, dão vazão a esse sentimento novo e em suas obras percebe-se a presençadas marcas de brasilidade (danças, frutos, folclores, e principalmente homens e mulheres, genuinamente brasileiros). O lançamento de Os Sertões, de Euclides da Cunha marca definitivamente um novo tempona literatura nacional.
Alertar o leitor para esse novo Brasil, que tende a crescer nesse movimento de busca de seus valores , atento para tudo que possa reafirmar a identidadenacional, desvinculando o passado de Portugal, que como colonizadores não poderiam apropriar-se para sempre de nossa cultura, Permitir esse aparte, traduzir sensações, sentimentos com uma liguagem...
tracking img