Resumo sobre kevin lynch do livro “o urbanismo” (françoise choey)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO sobre Kevin Lynch do livro “O Urbanismo” (Françoise Choey)

KEVIN LYNCH
nascido em 1918

Participante de vários projetos de planejamento urbano nos EUA, abordou de outra forma o problemaurbano, uma vez que, além de professor de city-planning, estudou arquitetura com F.L.Wright, além de psicologia e antropologia. Voltado para o ponto de vista da consciência perceptiva, limitou-se aocampo visual, estudando as bases da percepção específica da cidade, que o fez utilizar Los Angeles, Boston e Jersey-City como terreno experimental para sua pesquisa.
Para ele, a cidade é, em grandeescala, uma construção dentro do espaço, perceptível só através de longas sequências temporais, embora sejam elas interrompidas de acordo com as ocasiões e os indivíduos que as percebem. Assim, cadahabitante – elemento móvel da cidade – tem relações com partes definidas de sua cidade, formando uma imagem repleta de lembranças e significações. Dessa forma, os habitantes são tão importantes quantoos elementos fixos, uma vez que a cidade, além de objeto de percepção, é também o produto da atividade de numerosos construtores que modificam constantemente sua estrutura, permitindo, sobre o seucrescimento e forma, apenas um controle parcial.
Uma cidade legível é aquela cujos bairros, monumentos ou vias são facilmente identificáveis e integráveis dentro de um esquema global, o que é crucialpara sua disposição. Mas a cidade não deve ser considerada simplesmente como uma coisa em si, mas tal como seus cidadãos a percebem. Sendo assim, estruturar e identificar o meio ambiente é umafaculdade comum a todos os animais móveis, através de sensações visuais de cor, forma, movimento e outros sentidos. Há um “instinto” de orientação inegável, por meio de dados sensoriais recolhidos no meioambiente, usando a imagem – imediata e fruto da experiência passada – como elo estratégico para isso.
Uma imagem exata facilita o deslocamento e serve como um quadro de referência mais vasto,...
tracking img