Resumo sobre fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jules Henri Fayol
* Vida e Trabalho
(Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) O fundador da teoria clássica da Administração; Fayol era filho de pais franceses, seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos.
Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas,metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as conseqüências da Revolução Industrial (segunda parte (1860-1945)), tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ouseja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa COMMENTRY-FOURCHAMBAULT-DECAZEVILLE,que estava em falência. Ele re-estabeleceu a saúde econômica financeira da empresa através da utilização do modelo específico para otimizar as atividades gerenciais, foi espelhado em atividades desenvolvidas na empresa, conseguindo mudar o quadro de, sem lucro, para bem sucedida, ao longo do seu trabalho e com a implantação do seu modelo.* Obras e Pesquisas
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais,contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Após seus 58 anos de estudos, pesquisas e observação, reuniu suas teorias na obra ADMINISTRAÇÃO INDSUTRIAL GERAL, em 1916.
Henry Fayol começa o seu livro interpretando as funções e obrigações de um administrador perante a sociedade   , dividindo oconjunto de operações de uma empresa em seis funções essenciais :
  1. Técnicas; relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
  2. Comerciais; relacionadas com a compra, venda e permutação;
  3. Financeiras; relacionadas com a procura e gerência de capitais;
  4. Segurança; relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas;
  5. Contábeis; relacionadas cominventários, registros, balanços, custos e estatísticas;
  6. Administrativas; relacionadas com a previsão, organização, comando, coordenação e controle da empresa.
Henri Fayol dedicou-se a construir um modelo gerencial onde, por vários anos, levou em consideração sua própria experiência de desenvolvimento nesse modelo administrativo, onde classifica alguns deveres que todos os gerentes deveriam seguir.Os deveres dos administradores por Fayol:
1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;
2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária (normas legais) e Pessoal (projeção das qualidades do chefe). Responsabilidade resumindo na obrigação deprestar contas, ambas sendo delegadas mutuamente;
3. Disciplina: tornar as expectativas claras e punir as violações;
4. Unidade de Comando: cada agente, para cada ação só deve receber ordens (ou seja, se reportar) a um único chefe/gerente;
5. Unidade de Direção: os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos organizacionais;
6. Subordinação: prevalência dos interesses...
tracking img