Resumo sobre emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I – Prof. Graziele Schweig
Integrantes: Gabriel Schirmbeck, Lucas Boeira, Luis Roberto, Marcos Masiero, Marlom ZottiBittencourt, Rafael Cabral
Émile Durkheim (1858-1917) Influenciado por Comte, formado em Filosofia.
Principais obras: “Da Divisão do Trabalho Social (1893)”, “As Regras do Método Sociológico (1895), “OSuicídio (1897)”, “As Formas Elementares da Vida Religiosa (1897)”.
Da Divisão do Trabalho Social, aborda a interação social entre os indivíduos que formam a sociedade. Solidariedade Mecânica:Indivíduos possuem os mesmos princípios e valores sociais em relação às questões materiais necessárias para a sobrevivência e às crenças religiosas, pouca divisão do trabalho, cada indivíduo tem boa noçãodas relações de trabalho, são mais independentes. Solidariedade Orgânica: Sociedades mais complexas em relação à diferenciação individual, maior consciência individual. Diferenças nos valores, crençase interesses individuais, variedade e diferenciação das funções desempenhadas por cada um. Sociedades complexas como organismos vivos, órgãos são diferentes entre si em uma analogia à divisão dotrabalho, mas todos são interdependentes para que o organismo vivo funcione plenamente, quanto maior a divisão social do trabalho, maior é essa dependência entre os constituintes.
As Regras do MétodoSociológico: Durkheim inaugura o conceito de fato social, que segundo ele deveria ser o objeto de estudo da Sociologia. Fatos sociais são meios de agir, pensar e sentir externos ao indivíduo, que exercemsobre ele um poder coercitivo. Esses processos coletivos regulam e moldam as vontades individuais das pessoas desde o nascimento, permitindo certa convivência do homem em sociedade. O autor sepreocupava em estabelecer a Sociologia como ciência, discorrendo sobre a importância de se aplicar o método científico nos trabalhos sociológicos. Ele defendia que os fatos sociais deveriam ser estudados...
tracking img