Resumo sobre dragagem e derrocamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dragagem e Derrocamento

Dragagem
* Introdução

O serviço de dragagem consiste na escavação e remoção (retirada, transporte e deposição) de solo, rochas decompostas ou desmontadas (submersos)em qualquer profundidade e por meio de variados tipos de equipamentos (mecânicos ou hidráulicos) em mares, estuários e rios.
A dragagem pode ter como objetivo a gestão de curto prazo e a gestão delongo prazo, vejamos características das duas abaixo:
Curto Prazo > O objetivo consiste na escavação de material de acordo com um determinado gabarito de navegação especificado.
Longo Prazo >O objetivo diz respeito à localização do despejo dos dragados (bota-fora) de modo a compatibilizar os aspectos técnico-econômicos, economicamente evitar o retorno dos materiais dragados.

Asdragagens fluviais envolvem normalmente menores volumes do que as marítimas e são realizadas somente sob a ação de correntes, o que reduz o porte dos equipamentos; As dragagens de implantação são efetuadaspara a implantação de um determinado gabarito geométrico (profundidade, largura e taludes); As dragagens de manutenção efetuadas sistematicamente para manter o gabarito.
Obs: As dragagens deimplantação acarretam um maior volume de serviço, pois existe a necessidade da acomodação do terreno virgem ao gabarito imposto, estando sujeita a deslizamento de taludes até se conseguir a estabilidade dasrampas.

* Dragas Mecânicas

As dragas mecânicas são caracterizadas pelo uso de alguma espécie de caçamba para escavar e elevar o material do fundo. Esses equipamentos podem ser classificados,em: como as caçambas estão montadas na draga e quanto ao tipo de trabalho.
Obs¹: As primeiras têm pequena capacidade de escavação relativamente ao custo, não sendo utilizadas nos trabalhos rotineirosde manutenção de profundidade em obras mais amplas.
Obs²: No caso dos equipamentos terrestres, o transporte para a área de despejo é efetuado por caminhões e as dragas flutuantes têm maior...
tracking img