Resumo sobre cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo

Fundada em 1936, a Votorantim Cimentos (VC) está entre as dez maiores companhias de cimento, concreto e agregados do mundo e é referência em qualidade, empreendedorismo, eficiência e crescimento sustentável. A VC, no Brasil, é formada por 40 unidades de produção, 70 centros de distribuição e 105 centrais de concreto. A empresa deu início ao seu processo de internacionalização em 2001,com a aquisição da empresa canadense St. Marys Cement.
Hoje, possui duas fábricas de cimento no Canadá e quatro nos EUA, além de 17 unidades de agregados, 12 terminais de distribuição e 150 centrais de concreto.
A Votorantim Cimentos comercializa mais de 40 produtos entre cimentos, cales, argamassas, concreto e agregados. No Brasil, é líder no mercado de cimento, com cerca de 40% departicipação.
Crescimento com sustentabilidade
A Votorantim Cimentos acredita que o desenvolvimento dos seus negócios deve ser realizado através de uma conduta responsável, alinhada aos valores Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União.
A equação para o sucesso da Votorantim Cimentos abrange três vetores:

Econômico – Investimento no capital produtivo, crescimento sustentável e geração deresultados que garantam a expansão da produção e a diversificação do portfólio dos negócios.
Ambiental – Manutenção de processos produtivos ecoeficientes e políticas de monitoramento e preservação do meio ambiente, em linha com as mais modernas e rigorosas práticas internacionais.
Social – Práticas alinhadas às políticas de Responsabilidade Social Corporativa, definidas pelo Grupo Votorantim, e aadoção de uma conduta ética e transparente no relacionamento com funcionários, fornecedores, clientes, consumidores, comunidades, governo, instituições e sociedade em geral.

Conteúdo
O Negócio Cimento da VC tem a maior linha do mercado e investe maciçamente em pesquisa e desenvolvimento para fornecer produtos de alto domínio técnico e aplicações diversas, incluindo materiais especiais paraatender necessidades específicas em obras de qualquer porte.
Desde sua fundação em 1933 com a Fábrica de Cimento Santa Helena, a unidade se expandiu e hoje é composta por 28 unidades fabris - produtoras de cimento, cal, calcário, argamassa, cinza e gesso, e 68 centros de distribuição no Brasil. O negócio também possui ativos na América do Norte: seis fábricas de cimento nos Estados Unidos e cinco noCanadá.
Nos últimos dez anos, a VC tem elevado também sua atuação no mercado agrícola e industrial com a marca Calcário Itaú, se consolidando como um dos principais players do segmento e tornando-se referência nas principais regiões agrícolas do país. O negócio conta hoje com sete unidades de produção, somando capacidade de quase 2 milhões de toneladas por ano de calcário agrícola, gesso agrícolae gipsita. Em 2009 está planejada a inauguração de uma fábrica em Xambioá, Tocantins, com produção de 600 mil t/a de calcário siderúrgico.
Os produtos comercializados pela VC são hoje referência no setor de construção civil. Na linha cimentos destacam-se as marcas Votoran, Itaú, Poty, Tocantins e Aratu, na linha argamassas e rejuntamentos a marca Votomossa, e na divisão de cal e insumos agrícolasforam criadas as marcas Votoran, Itaú e Calfértil.

Conteúdo
A Votorantim Cimentos fabrica o cimento Portland, um pó fino com propriedades aglomerantes que endurece sob ação da água. São cinco as marcas de cimento comercializadas pela VC: Votoran, Itaú, Tocantins, Aratu e Poty.
Aplicações
O Cimento Portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedrabritada, o pó de pedra, o cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens, etc. As características e propriedades desses concretos e argamassas dependem da qualidade e das proporções dos matérias com que são compostos. Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vista químico. Pode-se dizer que o cimento é o...
tracking img