resumo sobre carboidratos

Resumo do texto Carboidratos e Exercício Físico.


Os carboidratos são compostos denominados poliidroxialdeídos,seu tipo mais simples é constituído pelos monossacarídeos(aldoses ou cetoses) podemser divididos em três principais grupos:açúcares(monossacarídeos e dissacarídeos),oligossacarídeos e polissacarídeos.
As fibras alimentares são compostas principalmente por carboidratos complexos,elas auxiliam os movimentos peristálticos,e uma dieta rica em fibras diminui a incidência de cancer de cólon e também do colesterol.
No exercício intenso,a maioria de demanda energética é supridaenergia disponibilizada pela degradação dos carboidratos ,o glicogênio muscular e glicose sanguínea representam substratos fundamentais para a ressíntese de ATP no músculo durante o exercício,aocorrência da fadiga muscular está associada com a depleção da concentração de glicogênio muscular e hipoglicemia.
Na atividade intensa o ATP é capaz de fornecer energia por apenas 1-2 segundos,ja afosforocreatina, presente em concentrações 5-10 vezes maiores que o ATP que é o doador imediato de energia para a contração muscular.A utilização destas duas fontes de energia constituem um processoestritamente anaeróbio.
A degradação da glicose é denominada glicólise e a do glicogênio,glicogenólise,o produto final da glicólise aeróbia é o piruvato,enquanto o produto final da glicólise anaeróbia é olactato,este não é considerado atualmente como uma fonte de energia perdida,mas omo uma fonte relevante que permanece no organismo durante o esforço físico intenso.
No exercício intenso,que resulta emfadiga em aprox. 3 min.observa-se que a glicólise é responsável por 80% do total de ATP do metabolismo anaeróbio.A contribuição da glicólise anaeróbia à medida que o sistema circulatório e respiratóriosão ativados,a energia p/ a contração muscular é gradualmente substituida pela oxidação aeróbia da molécula de glicose.
A captação de glicose pelo musc. Esquelético é influenciada por diversos...