Resumo sobre barroco civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Recife, 10 de Abril de 2012.
Faculdade damas da instituição cristã
Arquiteruta Brasileira I Avaliação da primeira unidade
Professor : PauloDiniz
Resumo Sobre Trabalho de Barroco Civil
A Arquitetura civil pode ser considerada com um ramo da arquiteturadestinada à edificações de estruturas defensivas. Dada a especificidade desta sub-área, agrupam assim semelhanças e características deste tipo de construção como nos castelos e fortalezas, moldadassegundo as técnicas e determinadas épocas e regiões.
Nos primeiros anos da clonização, a maior preocupação das metrópoles era assegurar a posse do território, e as primeiras povoações do país eram semprefortificadas com Muralhas paliçadas e Fortins.
A primeira fortaleza erguida no Brasil foi o forte São Tiago, localizada na ciade de Bertioga, em Santos, e é datada de 1532. Era de início uma paliçadade madeira e mais tarde foi reformado em alvenaria, adiqurindo sua configuração atual.
A característica de Construção era padrão de planta quadrangular ou poligonal, as vezes deformada para seadaptar a topografia subjacente. Tinha uma base chamfrada e sua construção era em pedra nua com muralhas de alvenaria caiada por cima. Continham guaritas intercaladas e uma série de habitações despojaddasem seu interior, continham muitas vezes capelas ou pequenas igrejas. Ocasionalmente na entrada das fortaleza abriam-se portais elaborados seguindo o estilo tardio renascentista ou maneirista que foipredominante nos séculos XVI e XVII.
Um Exemplo original de adaptação a topografia do local onde eram construidas os fortins e afins é o forte de São Marcelo, erguido sobre uma ilhota emSalvador-BA, constuído nos anos de 1650 e o punico de planta circular no Brasil.
Os militares do Brasil Além de tratarem das fortificações da costa, nas horas vagas riscavam traçado das cidades e criavam...
tracking img