Resumo sobre atletismo, futsal, educação fisica no brasil ,etc

Atletismo
O atletismo é um conjunto de esportes constituídos por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

O1- Atletismo: Fundamentos de provas de pista
É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.(1) Corridas
Corrida é uma competição de velocidade. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se aplique.
A corrida pode ser definida como um dos três meios de transporte humano. Os outros dois são o andar ou marchar - o mais lento - e osaltar - o mais rápido.
Como característica pode dizer-se que ao andar ou marchar os dois pés estão em contacto com o chão, ao correr só um pé está no chão e ao saltar os dois pés estão no ar.
(2) Corridas de velocidade
A corrida de velocidade refere-se à arte de correr o mais rápido possível. Potência e coordenação são os ingredientes necessários para ganhar velocidade. A coordenação pode seraperfeiçoada a partir da prática de eficientes técnicas de corrida. A velocidade é em grande parte um fator inerente; entretanto, tanto a coordenação e a velocidade podem ser aperfeiçoadas a partir de um treinamento adequado. A técnica da corrida está explicada na Seção Básica geral. A velocidade pode ser subdividida em quatro fases: a largada, a aceleração, a manutenção da força e o final.
(3)Corridas de barreiras
As corridas de barreiras são provas de velocidade cujo objetivo é coordenar, com a máxima rapidez, a corrida e a passagem das barreiras.

02-Atletismo: Fundamentos de provas de campo
As provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas, como Decatlo e Heptatlo.
(1) Salto com vara
É preciso ser muito forte para conseguir, usandouma vara flexível, erguer seu corpo e voar a mais de 6 metros de altura para ultrapassar a barra!
(2) Lançamento de dardo
O dardo tem três partes: a ponta, o corpo e a parte em que o atleta segura. Os dardos são bem compridos: medem de 2,2m a 2,7m e o peso mínimo é de 600g para mulheres e 800g para homens.


(3) Lançamento de disco
O atleta deve arremessar um objeto parecido com umdisco-voador sem janelinhas, que pesa de 1,005 quilos a 1,025 quilos.
(4) Arremesso de martelo
A prova é uma das que mais lembra os jogos antigos. O martelo parece uma arma de gladiador: uma bola amarrada a um fio e um bastão de ferro, onde fica a mão do atleta. Para os homens, o martelo deve pesar, no mínimo, 7,26 quilos e, para mulheres, 4 quilos. Tem que ser muito forte.
(5) Arremesso de peso
O pesoé uma bola de metal brilhante, que cabe direitinho na mão do atleta. O atleta tem que arremessa o mais longe possível.
(6) Salto em altura
O atleta deve usar um pé só para pular sobre uma barra horizontal sem derrubá-la. O chefe dos juízes da prova escolhe a altura para começar a competição. Como cada rodada de saltos é eliminatória, todas as vezes que todos os atletas participantes conseguemultrapassar a barra, ela é erguida dois centímetros.
(7) Salto em distância e Salto triplo
As duas modalidades são quase iguais, o atleta sai correndo como um louco e deve pular o mais longe que conseguir dentro de uma área demarcada pelo juiz. A diferença é que, no salto triplo, o atleta pode dar três pulos seguidos para ir mais longe.
Nos dois tipos de salto, o atleta tem direito a trêstentativas, valendo para a competição o pulo mais comprido. Se o saltador pisar na faixa que demarca a área de salto, o salto é "queimado" e a marca que ele conseguiu não vale.
O vento também pode atrapalhar: o salto do atleta pode ser anulado, e não valer para recorde mundial, se o vento dentro do estádio estiver a mais de 7,2 km/h.

02- Futsal: Fundamentos técnicos do futsal
O futsal é um...
tracking img