Resumo Sobre As Possibilidades De Contribui O Do Farmac Utico Para A Promo O Da Sa De

375 palavras 2 páginas
Resumo sobre as possibilidades de contribuição do farmacêutico para a promoção da saúde

Esse artigo relata através da historia, o inicio da profissão e as formas de contribuição do profissional farmacêutico. O histórico da profissão farmacêutica evidencia a influencia de interesses comerciais no desprezo da farmácia por parte do profissional e na perda da relação farmacêutico-paciente.
A historia começa pelos boticários, que preparava e vendia medicamentos desempenhando a orientação e o auxilio da população. Mostrava como era de extrema importância sua participação como profissional de saúde. Os autores Hepler & Stard denominaram essa época como o ‘’período tradicional’’ da atividade farmacêutica.
Conforme a indústria farmacêutica se desenvolveu, a atividade farmacêutica entrou em conflito com interesses comerciais, pois o interesse em vender cada vez mais foi crescendo, e o bem estar da população foi deixado de lado. Essa etapa é denominada como o ‘’período de transição’’ da atividade farmacêutica.
Através da publicação da Lei 5.991/73 que ainda esta em vigor, foi conferida um enfoque mercantilista as atividades farmacêuticas. A farmácia virou um estabelecimento comercial de fato, o farmacêutico perdeu a característica assistencialista com a população.
No inicio dos anos 60, farmacêuticos viram na farmácia clinica uma forma de recuperar sua identidade profissional e deixaram de por em evidencia o medicamento como produto lucrativo, passando a vê-lo como um método curativo ou meramente paliativo.
Nos anos 90, aconteceram impulsos significativos para o surgimento da prática farmacêutica que exigia um novo profissional possibilitando ao farmacêutico o exercício de sua função social voltada para o propósito de encontrar soluções que melhorem a qualidade de vida e o bem estar do paciente.
Estamos vivendo o terceiro período da atividade farmacêutica, denominada como o ‘’período de desenvolvimento da atenção ao paciente’’. Nesse período o farmacêutico está

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas