Resumo sobre artrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Padrão de Comprometimento Articular em Pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico e sua Associação com Presença de Fator Reumatóide e Hiperelasticidade

Claudine Juliana Caznoch (1), LetíciaEsmanhotto (1), Marília Barreto Silva (2), Thelma L. Skare (2).
Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC). Recebido em 17/10/05. Aprovado, após revisão, em 21/05/06.1. Residente do Serviço de Reumatologia do HUEC.
2. Professora Assistente de Reumatologia da Faculdade Evangélica do Paraná.


Resenha

Artrite umas da sua característica é a presença do quadroinflamatório crônico. Trata-se de uma doença sistemática, onde tem sido um grande problema na saúde pública. A leitura revela que foram estudados pacientes com LES que freqüentaram o Ambulatório deReumatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) e que durante o segundo semestre de 2004 e primeiro semestre de 2005, com menos quadro critérios do American College Of. Rheumatology(ACR) para a classificação desta doença e que concordaram participar do estudo.
O autor deixou bem claro que os pacientes foram analisados quanto à presença de sintomas articulares ao inicio doquadro e no decorrer do mesmo. Tais sintomas foram classificados em artralgias sem artrites, atrites não-deformantes e artrites deformantes (tipo Jaccaid ou Rhupus).
Nesta parte do trabalho relatou-seque pacientes com poliartrite aditiva ou presença de deformidades foram submetidos a estudo radiológicos das mãos. Assim compreende-se que aqueles que foram considerados com Jaccaid, são os que obtémqualquer grau de desvios articulares redutíveis e sem erosões ao raios-X; com Rhupus aqueles com deformidades irredutíveis e erosões detectados ao raio x.
No presente artigo foi possível observar queo estudo foi feito em 147 pacientes, sendo eles sete homens e 140 mulheres. O diagnóstico de LES foi feito entre as idades de 05 e 68 anos e estes pacientes estavam em acompanhamento no ambulatório...
tracking img