Resumo sistema circulatório

SISTEMA CIRCULATÓRIO

É através do sistema circulatório que ocorre a distribuição de nutrientes e oxigênio para todas as células de nosso corpo, a remoção de toxinas dos tecidos, o transporte dehormônios e a defesa imunológica de nosso organismo. É composto por sangue, coração e vasos sanguíneos.
Sangue:
O sangue é o fluido transportado pelo sistema vascular sanguíneo. Tem como função:conduzir elementos essências para todos os tecidos do corpo (ex: oxigênio, condução de CO2, recoleção de excreções metabólicas e celulares) e defesa imunológica. Tem como componentes o plasma, as hemácias,os leucócitos e as plaquetas.
Plasma é a parte liquida do sangue formado por água (contém: substancias nutritivas, substancias tóxicas, gases respiratórios, hormônios e anticorpos), sais e proteínas(albumina,globulina, fibrinogênio e lipoproteínas).
Hemácias são células em disco bicôncavo, que tem como função o transporte de gases. São produzidas na medula óssea. Nessas células contémaglutinogênio e hemoglobina.
Leucócitos são células esféricas com função ligada à defesa do organismo. Realizam a fagocitose.
Plaquetas são fragmentos de células produzidas a partir de células gigantes damedula. Sua função está ligada à coagulação sanguínea. Coagulação sanguínea ocorre após uma ruptura de um vaso sanguíneo, onde o sangue flui através da zona lesionada. Com isso, a plaquetasagrupam-se na área afetada e produzem substâncias químicas que ajudam a converter o fibrinogénio em fibrina. As plaquetas e as hemácias ficam retidas na rede de fibrina, constituindo o coágulo.O coáguloevita a entrada de bactérias e substâncias tóxicas e a saída do sangue.
O sangue é produzido pelo processo hematopoese que consiste na formação dos elementos figurados do sangue com origem na medulaóssea.
Os tipos sanguíneos são classificados de acordo com o sistema ABO e o sistema Rh.
Coração:
O coração é um órgão musculoso que tem como função bombear o sangue para todo o corpo através dos...
tracking img