Resumo sexta feira e a vida selvagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo “Sexta-Feira ou uma Vida Selvagem”
Capítulo 1
Robinson ia num navio chamado Virgínia. Numa noite surgiu uma tempestade. No meio da tempestade, um choque formidável abalou todo o navio, a vaga gigantesca caiu sobre o convés e limpou tudo o que havia lá dentro.
Capítulo 2
Quando Robinson acordou estava numa praia. Depois de andar bastante apercebeu-se que estava numa ilha deserta.Capítulo 3
Ele encontrou uns abutres a comer um bode morto. Ele afugentou os abutres, pegou no bode e levou-o. Depois fez uma fogueira e assou o bode. Então lembrou-se que podia deixar a fogueira acesa e também pegou em galhos e ervas secas e pôs dentro de um eucalipto cujo o tronco estava oco e pô-lo a arder, assim via-se a quilómetros de distância para se passa-se uma navio parar.
Depois disso osabutres andavam sempre atrás dele por causa do bode.
Capítulo 4
Ronbinson cansou-se de esperar, então começou a construir um barco que baptizou com o nome de Evasão.
Capítulo 5
Quando acabou a construção do barco decidiu colocá-lo na água para ver se podia embarcar.
Mas o barco estava muito longe do mar, ele tentou empurrá-lo, mas não conseguiu.
Capítulo 6
Um dia viu um barco e foi atrásdele, mas descobriu que aquilo tudo era uma ilusão.
Capítulo 7
Ronbinson um dia encontrou o Tenn, o cão que vinha no Virgínia e admirou-se por não o ter encontrado antes.
Ele decidiu construir a sua própria casa, e construiu. No final fez um relógio de água e um calendário. 
Capítulo 8
Quando chegou ao milésimo dia do calendário, ele decidiu dar leis à ilha.
Ele viu um fumo e foi ver o queera, então viu índios. Esses índios vieram em direcção à ilha e deixaram lá os restos do índio que cortaram e puseram a queimar.
Depois daquele sucedido Robinson temeu que pode-se haver invasores, então, fez um fosso à volta da casa e várias armadilhas.
No final de cada dia ia fazer a ronda e depois voltava para casa e fechava a ponte.
Capítulo 9   
Quando Robinson colheu os cereais os ratosmultiplicaram-se, porque tinham que comer. Mas ele construiu ratoeiras. Assim matou muitos ratos.
Numa noite pôs cereais atrás de uma duna. Os ratos cinzentos começaram a lutar com os ratos negros, no dia seguinte todos os ratos negros estavam mortos.
Capítulo 10
Robinson pegou num espelho e reparou que não conseguia sorrir. Depois olhou para o Tenn e parecia-lhe que ele lhe estava o sorrir.Capítulo 11
Robinson passava o dia a trabalhar e às vezes perguntava a si próprio para quê que servia aquilo tudo e para quem.
Capítulo 12
Num dia resolveu explorar a gruta, quando chegou ao final da gruta só via luz branca, então, resolveu voltar para trás. Quando chegou lá fora estava cheio de frio e foi a correr para casa.
Capítulo 13
Robinson apercebeu-se que se aproximava alguém da ilha.Então, pegou numa espingarda e no óculo e foi pela floresta em direcção à praia, quando chegou lá viu uns índios a matar outro índio, mas esse conseguiu fugir e veio em direcção a Robinson, porque o tinha visto.
Tenn ao ver ladrou, então, Robinson amarrou-lhe o focinho. Ele pegou na espingarda e estava a apontar para o primeiro perseguidor, quando ia a disparar Tenn abanou-o e o tiro acertou no segundoperseguidor. Depois o primeiro perseguidor foi à beira do segundo perseguidor e fugiu para o barco.
Capítulo 14
Robinson no dia seguinte levou o índio até ao Evasão, porque pensava que dois homens já conseguiam transportar o Evasão. Quando chegaram lá o barco já estava podre da humidade, as giestas já o tinham invadido e as termias já o tinham ruído completamente.
Capítulo 15
Robinson decidiudar um nome ao índio, e passou a chamar-lhe Sexta-Feira.
Sexta-Feira sabia fazer o que Robinson fazia.
Robinson começou a pagar a Sexta-Feira com o dinheiro que encontrou nos restos do Virgínia. Assim Sexta-Feira comprava comida suplementar, objectos e meio-dia de folga.
Sexta-Feira também montou armas que usavam na sua terra para se defenderem. Assim Robinson e ele montaram essas armas...
tracking img